Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Dirigir motoneta com menos 50cc tem que ter habilitação???

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

O Nilópolis On Line recebeu um e-mail enviado pelo leitora Gabriela Lopes com uma dúvida: ela quer saber quais os requisitos para se transitar como uma motoneta de 50 cilindradas. Segundo ela, na Prefeitura informaram apenas que ela podia transitar sem necessidade de CNH e com os equipamentos de segurança obrigatórios para motocicletas.

MOTONETA

Para acabar com a dúvida de Gabriela e eventualmente de outros leitores, resolvemos pedir maiores informações à Polícia Militar. Então entramos em contato com o Soldado Dênis, para esclarecer o que é mito, e o que é verdade a respeito deste assunto. A nossa internauta informou ainda que é maior de idade, usa capacete, sapato fechado, tem a nota fiscal do veículo e não tem a carteira de habilitação e sabe também que a mesma não é para circulação de rodovias. Ela encerra a mensagem agradecendo os esclarecimentos e aguarda retorno. Respondendo a ela e esclarecendo, segue abaixo a resposta do Soldado Dênis:

“Muita gente confunde essa história de “moto que não precisa de habilitação”, e na verdade, isso é uma grande lenda. O que acontece é o seguinte: Para motos com cilindrada superior a 49 (motos com motor de 50cm³ ou maior), é exigido que o condutor possua a CNH de categoria “A”, ou seja, CNH que habilite o condutor a pilotar qualquer moto. Para as motos com motor de 49cm³ ou menor, não é exigida a CNH, porém, o condutor deve ser maior de idade, deve estar devidamente equipado com os mesmos equipamentos exigidos em motos (capacetes, botas e roupas), e acima de tudo: Deve possuir a ACC, que é uma autorização para conduzir ciclomotor de até 50cc, mas os pré-requisitos para obtê-la são os mesmos para tirar a CNH de Categoria “A” ou “B”. Esta autorização é tão difícil de conseguir quanto a própria CNH. Você deve fazer aulas teóricas e o exame prático, e o preço é o mesmo, ele está até meio fora de moda, já que compensa logo tirar a categoria “A” pois ai você pode pilotar qualquer moto. Portanto, não vale a pena. O melhor mesmo é você incluir a categoria “A” na sua CNH.

Para qualquer veículo de duas ou três rodas, provido de um motor de combustão interna é necessário ser habilitado. A idade mínima é 18 anos, haja vista que um dos requisitos é ser penalmente imputável. Por oportuno, esclareço que habilitação para conduzir veículo de quatro rodas (carro) não habilita conduzir veículo de duas rodas (motocicleta ou ciclomotor), esclareço também, que esta autorização não é um simples pedaço de papel autorizando a conduzir ciclomotor, para receber esta autorização tem que fazer os exames que a legislação prevê. Resolução nº 168 de 14 de Dezembro de 2004”

As motos de 49cm³ são extremamente fracas, chegando ao ponto de serem quase inúteis para a maioria das aplicações e muitas vezes os pais acabam comprando-as para seus filhos por achá-la inofensiva, mas fica a dica.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais