Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Geral

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude chegam à Nilópolis nesta terça

Clique AQUI e receba, com exclusividade, as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet.

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude chegam, nesta terça, 18 de junho, em Nilópolis.

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude chegam, nesta terça, 18 de junho, em Nilópolis. O ponto inicial da peregrinação no município irá acontecer, às 8h, na ponte sobre o Rio Sarapuí, na Rua João Evangelista de Carvalho, bairro Nossa Senhora de Fátima, onde a Cruz e o Ícone serão entregues aos responsáveis pela cidade.

JMJ

A Cruz e o Ícone virão da Paróquia de Nossa Senhora de Graças, em Mesquita, e serão recepcionados por moradores, autoridades, padres e religiosos. Dali, seguirão em carreata, para a Matriz de Nossa Senhora Aparecida, no Centro. Em seguida, os símbolos irão percorrer as ruas Pracinha Wallace Paes Leme, Dr. Manoel Reis e Getúlio Vargas até a Paróquia de São Sebastião, em Olinda, onde será feita mais uma visita. A carreata prossegue pela Rua Getúlio Vargas, onde passará pelo bairro Anchieta, através da Rua Cardoso de Castro, Estrada do Engenho Novo, Estrada Marechal Alencastro, atravessando a via férrea para seguir pela Av. Nazaré, onde retornará à Nilópolis, seguindo pelas Estradas Roberto Silveira e Nilo Peçanha para uma parada na Paróquia Santíssima Trindade, ainda em Olinda.

A última parte da carreata sairá da Paróquia Santíssima Trindade e seguirá pelas ruas Olga Hermont, Antônio Pereira, Senador Fernando Mendes e Roberto Silveira onde chega a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de onde, uma procissão, sairá às 19:30 pelas ruas Roberto da Silveira e Carmela Dutra até o Centro Municipal de Eventos, no bairro Frigorífico, encerrando a visita ao município. Durante a passagem dos símbolos por Nilópolis estão previstas missas e orações . O evento tem o apoio da Prefeitura de Nilópolis, através da Secretaria de Turismo.

A Jornada

Em 1984 foi celebrado na Praça São Pedro, no Vaticano, o Encontro Internacional da Juventude com o Papa João Paulo II, por ocasião do Ano Santo da Redenção. Na ocasião, o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada.

O ano de 1985 foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. Em março houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano e no mesmo ano o Papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.

Todos os anos ela acontece em âmbito diocesano, celebrada no Domingo de Ramos e, com intervalos que podem variar entre dois e três anos, são feitos os grandes encontros internacionais.

Em 2003, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a cruz da JMJ: o ícone de Nossa Senhora, “Salus Populi Romani”, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no Ocidente, Santa Maria Maior.

Publicidade