Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Geral

Desenvolvimento Urbano é discutido em Nilópolis

Clique AQUI e receba, com exclusividade, as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet.

Foi realizada no último dia 7, a 5ª Conferência Municipal das Cidades, em Nilópolis.

Foi realizada no último dia 7, a 5ª Conferência Municipal das Cidades, em Nilópolis. O evento é promovido em todo o Brasil, contou com a participação do prefeito Alessandro Calazans e tem o objetivo de definir o processo de construção e de aplicabilidade da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. A conferência, que teve como presidente o secretário municipal de Obras, Roberto Peçanha, foi realizada no Clube da Terceira Idade do Cabral durante todo o dia e teve como tema “Quem Muda a Cidade Somos Nós: Reforma Urbana Já!”.

VICENTE LOUREIRO
Foto: A Voz dos Municipios

Logo na abertura, Roberto Peçanha apresentou os participantes, entre eles o gerente regional do Sebrae, Décio Lima; a gestora de Desenvolvimento Urbano da Caixa Econômica Federal, Cristina Gadelha e o palestrante da manhã, o subsecretário estadual de Projetos de Urbanismo, Vicente Loureiro. Ele destacou ainda a importância do evento. “É uma chance de estarmos integrados pelo município de Nilópolis. Propondo o que pode ser feito para melhorar”, disse.

O prefeito Alessandro Calazans aproveitou para trazer a tona questionamentos sobre a densidade demográfica do município e sobre os lançamentos imobiliários que vêm acontecendo. “Não temos em Nilópolis terrenos para o Minha Casa Minha Vida, mas temos vários prédios sendo construídos. Temos que discutir isso. A cidade tem sua capacidade de esgotamento sanitário, o abastecimento de água. Temos que juntos decidir e definir o que queremos para nosso município”, disse Alessandro Calazans, ressaltando que não existe qualquer possibilidade de alguma obra ser embargada.

Já com Vicente Loureiro, os temas que seriam discutidos na parte da tarde começaram a ser apresentados e ele, inclusive, tentou dar as diretrizes, garantindo que as melhores cidades do mundo, que oferecem os melhores serviços, possuem alta densidade demográfica, chegando a citar Paris e Barcelona como exemplos. “É preciso investir, organizar, mas o desenvolvimento urbano sempre é possível, assim como não existe cidade acabada, todas sempre precisam de alguma coisa”, disse. Ele falou ainda sobre os quatro pilares que deveriam ser discutidos, que foram saneamento, mobilidade, habitação e planejamento. O vereador Osvaldo Vieira participou da conferência, representante a Câmara Municipal, além de vários secretários, representantes de ONGs e a sociedade.

Publicidade