Contato: redacao@nilopolisonline.com.br
Nilópolis foi palco de duas conferências municipais, realizadas com apoio da prefeitura, a primeira realizada na última sexta-feira, dia 5, foi direcionada a Cultura e a da última quarta-feira, dia 10, da Igualdade Racial. A II Conferência Municipal de Cultura foi realizada no Ciep 230 Manoel Malaquias e contou com a presença do secretário de Cultura de Nilópolis, Antônio Costa, do subsecretario, Leandro Terra, representantes do setor público, da sociedade civil, instituições e agentes da cultura.
A conferência é um mecanismo dos sistemas municipal e nacional e tem por finalidade discutir e resolver problemas e questionamentos. Foi discutido o que fazer com os aparatos legais, e a escolha dos delegados para a Conferência Estadual. Além disso, algumas representações definiram os novos conselheiros que irão compor o Conselho Municipal de Política Cultural. O conselho é formado por representantes do poder público e da sociedade civil. Segundo o subsecretário de Cultura de Nilópolis, Leandro Terra, mais de 100 pessoas participaram da conferência, realizada durante todo o dia. “Conseguimos alcançar 95% do nosso objetivo, agora vamos começar a integrar no sistema nacional, mostrando o nosso trabalho”, disse.
Já na última quarta-feira, a secretaria de Cidadania e Direitos Humanos, através da Superintendência de Promoção da Igualdade Racial realizaram no auditório da Uniabeu a III Conferência de Promoção da Igualdade Racial de Nilópolis, cujo tema debatido foi “Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: Por uma Nilópolis Afirmativa.
Durante o evento, propostas foram feitas por quatro grupos temáticos, onde em seguida foram eleitas e a sociedade civil tirou a delegação para a participação na conferência estadual. A delegação escolhida foi: Ciafro (titular), Agentes Pastoral do Negro (suplente), Disco (titular), Fórum da Diversidade Sexual de Nilópolis (suplente), Fórum Nilopolitano de Matriz Africana (titular), o Centro Espírita Vovó Maria Conga da Angola (suplente), AABC (titular) e o Pré vestibular FENIX (suplente).
Representando o prefeito, Alessandro Calazans, o chefe de gabinete Marcio Ferreira, falou sobre a inclusão do negro na sociedade. “É com muita alegria que estou aqui participando desse evento, e mostrar a sociedade civil que o governo não tem nenhum tipo de discriminação”, disse. Márcio Ferreira ainda comentou sobre os avanços que a polí-tica de igualdade racional irá proporcionar a população.
O secretário de Cidadania e Direitos Humanos Rodrigo Amorim, falou que um dos principais objetivos desse novo governo é trazer os movimentos sociais para as discussões. Ele também anunciou o cadastramento das entidades não governamentais na secretaria de Cidadania e Direitos Humanos para que seja detectado e contabilizado quem são essas organizações, o que elas fazem e qual é a real necessidade delas para a sua sustentabilidade enquanto Instituições. “Todo esse trabalho de cidadania vem sendo bem desenvolvido e estamos aqui preparados para avançar. Agradeço a todos os movimentos presentes”, finalizou. Durante o evento Rodrigo Amorim e o secretário de Meio Ambiente Nilton Caldeira, foram homenageados com o diploma do Comitê Mundial da Paz da Cruz Vermelha de Nilópolis, entregue pelo Pastor Robson Oliveira e Fábio Francisco de Paula, coordenador do comitê.
Quem também esteve presente foi o Superintendente Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Rio de Janeiro, Marcelo Dias, que falou da grande atuação de Nilópolis representada por sua superintendente a nível estadual e nacional. “Nilópolis vem desenvolvendo um belo trabalho e parabenizo a todos desse município. Estão sendo realizadas em todo o estado 41 conferências, é um grande avanço para a nossa causa”, enfatizou.
Também participaram, a representante da secretaria de Educação, Profª Sandra Gurgel, representante da sociedade civil Macedo Griot, Superintendente de Igualdade Racial, Ignez Teixeira, e secretários municipais.