Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Publicidade

Escola Municipal de Música: Ensino gratuito de qualidade

CIEP PROFESSORA STELLA DE QUEIROZ PINHEIRO
A Escola de Música funciona no CIEP Professora Stella de Queiroz Pinheiro. Foto: Naldo Mesquita

O povo nilopolitano pode se orgulhar de ser um dos poucos a contar com uma escola de música totalmente gratuita e mantida por uma prefeitura. A Escola Municipal de Música Professor Weberty Bernardino Aniceto nasceu em 1993, como um projeto piloto da extinta Secretaria de Educação e Cultura. Em 1995 foi legalmente efetivada e reconhecida como escola. Sua sede funcionou na Rua Getúlio de Moura até 18 de Agosto de 2006, quando foi transferida para o Ciep Municipalizado Professora Stella de Queiróz, no bairro Frigorífico.

No CIEP, compartilhado com a Secretaria de Educação, a Escola de Música, ocupa no segundo andar, um espaço amplo e especializado para atender alunos a partir de 7 anos de idade. O curso tem duração de três anos divididos em seis períodos, onde os alunos estudam seis disciplinas. Possui também um curso específico para crianças de 7 a 11 anos, chamado musicalização infantil, onde a criança começa a aprender música em meio a brincadeiras.

Ao todo, os cursos oferecidos são: Teoria Musical, Percepção Auditiva, História da Música, Musicalização Infantil, Prática Instrumental, Canto Coral, Musicalização Terceira Idade, além do Coro da Escola. O contingente atual e de aproximadamente 800 alunos, divididos em três turnos: Manhã, Tarde e Noite.

A escola também ministra aulas para alunos da terceira idade, que recebem uma atenção especial, inclusive, teoria musical, percepção musical e também fazem prática instrumental. O curso da terceira idade é um pouco mais lento que o curso regular para garantir o aprendizado. O corpo docente da escola é formado por 31 professores e 7 monitores e a parte administrativa conta com seis funcionários. Todas as atividades são multilaterais, possibilitando a articulação entre os vários elementos que compõe a formação do aluno e sua vivência na musica.

O curso é totalmente gratuito e as inscrições, com vagas limitadas, ocorrem sempre nos meses de Dezembro e Julho, com datas divulgadas nos meios de comunicação. A Escola Municipal de Música Professor Weberty Bernardino Aniceto funciona na Rua José Martins, s/nº, bairro Frigorífico. O horário de funcionamento é das 8:00 às 20 horas, de segunda à sexta. Maiores informações podem ser obtidas no telefone 3762-8307.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais

%d blogueiros gostam disto: