Contato: redacao@nilopolisonline.com.br

No dia 06 de dezembro a Escola Municipal Companheiros de Maryland recebeu a visita de integrantes da comitiva do Governador do Estado de Maryland, localizado nos Estados Unidos.
Estiveram presentes o professor Loweil Adams, Presidente do Comitê de Maryland e sua esposa Patrícia Adams; o vice-presidente, Michael Jones; a ex-presidente do comitê, professora Mary Hilton; Ronald Hees, Diretor Executivo do Comitê dos Companheiros das Américas do Estado do Rio de Janeiro. Eles foram recebidos pelo o Secretário Municipal de Educação, Lincoln Santos, e pela diretora da escola, Roberta Capetine, professores e os alunos.
A Cerimônia começou às 10 horas com a execução do Hino Nacional e o Hino de Nilópolis. Após a palavra das autoridades, os alunos fizeram uma apresentação para homenagear os visitantes cantando Happy Day, música de Edwin Hawkins.
A Comitiva visitou todas as dependências da escola e a sala de informática. Houve também uma exposição com fotos antigas da escola e um coquetel de encerramento.
A visita à escola é realizada todos os anos pela comitiva americana. Rio e Maryland Partners consideram este projeto um exemplo notável de um esforço que continua a resultar melhorias significativas para a comunidade local, aumentando suas oportunidades educacionais e culturais.

Os secretários de Administração e Fazenda, Márcio Anciães e Sérgio Figueiredo, estiveram presentes assim como vários representantes da Secretária de Educação e do Rotary Clube de Nilópolis.
História da Escola
Em 1965, quando o Estado do Rio e Maryland iniciavam a sua parceria com os Companheiros das Américas, os membros do Conselho Escolar de Nilópolis acionaram o estado americano para ajudarem com a criação de uma escola local. Em 1965 o bairro da Chatuba, atual Santos Dumont, era uma área rural, pouco povoada e sem escolas.
Iniciou-se uma campanha para angariar fundos junto as escolas do estado americano e em julho de 1965, um cheque no valor de US$700 foi entregue à Nilópolis. Como o orçamento para a construção era maior, o conselho escolar local também contribuiu e a escola foi sendo construída. Em 1971 foram feitas contribuições adicionais das escolas americanas Glen Burnie Sr. High School, Edmonson H.S e Canton H.S. totalizando US$ 4.000.
O bairro da Chatuba foi crescendo como uma área residencial de baixa renda, então o Conselho Escolar de Nilópolis resolveu investir mais na escola. O que antes seria apenas um espaço com duas salas, se transformou em um edifício com 11 salas de aula com capacidade para 1200 alunos.
Em março de 2005, o Rotary Club of Greater Crofton se juntou ao Rotary Club de Nilópolis e doou 10 computadores à escola, que entrou na era digital antes das outras 18 escolas municipais. No dia da entrega os alunos foram surpreendidos com a reforma da escola, que ganhou pintura nova, pátio coberto e entre outras coisas, uma biblioteca, que foi batizada com o nome de Vernon S. Vavrina, em homenagem a um dos fundadores do Maryland Partners.