Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todos os dias

Publicidade

Comitiva dos Estados Unidos visita escola municipal de Nilópolis

SITE2-1953
Foto: Divulgação/PMN

No dia 06 de dezembro a Escola Municipal Companheiros de Maryland recebeu a visita de integrantes da comitiva do Governador do Estado de Maryland, localizado nos Estados Unidos.

Estiveram presentes o professor Loweil Adams, Presidente do Comitê de Maryland e sua esposa Patrícia Adams; o vice-presidente, Michael Jones; a ex-presidente do comitê, professora Mary Hilton; Ronald Hees, Diretor Executivo do Comitê dos Companheiros das Américas do Estado do Rio de Janeiro. Eles foram recebidos pelo o Secretário Municipal de Educação, Lincoln Santos, e pela diretora da escola, Roberta Capetine, professores e os alunos.

A Cerimônia começou às 10 horas com a execução do Hino Nacional e o Hino de Nilópolis. Após a palavra das autoridades, os alunos fizeram uma apresentação para homenagear os visitantes cantando Happy Day, música de Edwin Hawkins.

A Comitiva visitou todas as dependências da escola e a sala de informática. Houve também uma exposição com fotos antigas da escola e um coquetel de encerramento.

A visita à escola é realizada todos os anos pela comitiva americana. Rio e Maryland Partners consideram este projeto um exemplo notável de um esforço que continua a resultar melhorias significativas para a comunidade local, aumentando suas oportunidades educacionais e culturais.

CÓPIA SITE 2124
Foto: Divulgação/PMN

Os secretários de Administração e Fazenda, Márcio Anciães e Sérgio Figueiredo, estiveram presentes assim como vários representantes da Secretária de Educação e do Rotary Clube de Nilópolis.

História da Escola

Em 1965, quando o Estado do Rio e Maryland iniciavam a sua parceria com os Companheiros das Américas, os membros do Conselho Escolar de Nilópolis acionaram o estado americano para ajudarem com a criação de uma escola local. Em 1965 o bairro da Chatuba, atual Santos Dumont, era uma área rural, pouco povoada e sem escolas.

Iniciou-se uma campanha para angariar fundos junto as escolas do estado americano e em julho de 1965, um cheque no valor de US$700 foi entregue à Nilópolis. Como o orçamento para a construção era maior, o conselho escolar local também contribuiu e a escola foi sendo construída. Em 1971 foram feitas contribuições adicionais das escolas americanas Glen Burnie Sr. High School, Edmonson H.S e Canton H.S. totalizando US$ 4.000.

O bairro da Chatuba foi crescendo como uma área residencial de baixa renda, então o Conselho Escolar de Nilópolis resolveu investir mais na escola. O que antes seria apenas um espaço com duas salas, se transformou em um edifício com 11 salas de aula com capacidade para 1200 alunos.

Em março de 2005, o Rotary Club of Greater Crofton se juntou ao Rotary Club de Nilópolis e doou 10 computadores à escola, que entrou na era digital antes das outras 18 escolas municipais. No dia da entrega os alunos foram surpreendidos com a reforma da escola, que ganhou pintura nova, pátio coberto e entre outras coisas, uma biblioteca, que foi batizada com o nome de Vernon S. Vavrina, em homenagem a um dos fundadores do Maryland Partners.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais