Contato: redacao@nilopolisonline.com.br
A prefeitura de Nilópolis esteve representada no 8º Encontro Nacional de Secretários Municipais de Saúde, realizado do dia 08 a 11 de dezembro, pelo Secretário Municipal de Saúde, Dr. Alexandre da Fonseca, junto com o Presidente do Fundo Municipal de Saúde, Vander Calazans. Na ocasião o secretário recebeu o “Prêmio Dr. Carlos Chagas”, destinado aos cinquenta melhores secretários municipais de Saúde Pública no Brasil.

O prêmio é o reconhecimento de todas as ações executadas pela atual gestão do Prefeito Alessandro Calazans na área da saúde. O título reconhece a qualidade do trabalho, transparência, responsabilidade e excelência da saúde do município de Nilópolis no ano de 2013 aos usuários do SUS – Sistema Único de Saúde.
“Essa premiação comprova o reconhecimento do nosso trabalho e o compromisso da atual gestão com a saúde da população de Nilópolis”, comenta o Secretário de saúde Dr. Alexandre da Fonseca.
Além da entrega do prêmio aos melhores cinquenta secretários municipais de saúde do Brasil, o 8º Congresso também discutiu temas pertinentes à saúde pública e o SUS, com palestras, debates, fórum de Ideias. Durante o ano de 2013, as melhorias para a população e, principalmente, para os usuários do Sistema Único de Saúde.
O Presidente do Fundo Municipal de Saúde, Vander Calazans, comenta sobre o avanço da saúde no município de Nilópolis.
“Fiz questão de acompanhar o Dr. Alexandre na entrega deste prêmio. Estamos trabalhando para fazer da saúde de Nilópolis uma referência na Baixada Fluminense”, afirma Vander Calazans.
A Prefeitura de Nilópolis disponibiliza de UPA – Unidade de Pronto Atendimento, realizando atendimentos em 30 minutos; SAMU – com 10 ambulâncias novas; 12 Postos de Saúde e um Centro de Saúde; Programa de Saúde da Família, com visitas domiciliares dos agentes de saúde; Programas para a população como: Hiperdia, DST – AIDS, Tuberculose e Tabagismo, PAISMCA, dois CAP’s e o CEO – Centro de Especialidades Odontológicas.
Já no início de 2014 começam as obras do novo Hospital Municipal e a prefeitura planeja ainda a reabertura da antiga Casa de Saúde Santa Inês como um centro de leitos de retaguarda para ampliar a cobertura de atendimento de saúde na cidade.