Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todos os dias

Publicidade

Delegacia de Nilópolis ganha núcleo de atendimento à mulher

57ª DP
Foto: Divulgação

O Governo do Estado está ampliando o atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica e as ações de repressão a delitos contra a população feminina. A expectativa é de que, ainda este mês, sejam instalados Núcleos de Atendimento à Mulher (NUAMs) nas delegacias de Santa Cruz (36ªDP), na Zona Oeste do Rio, e de Valença (91ª DP). Em fevereiro, será a vez das delegacias de Mesquita (53ªDP), Queimados (55ªDP) e Nilópolis (57ªDP) serem contempladas com o núcleo especializado. Atualmente, o território fluminense conta com cinco NUAMs: na 90ª DP (Barra Mansa), na 105ª DP (Petrópolis), na 146ª DP (Guarus), na 45ª DP (Complexo do Alemão) e na 11ª DP (Rocinha).

A diferença entre os NUAMs e as Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher (DEAMs) é que os núcleos especializados funcionam dentro de uma delegacia de polícia distrital, que atende a todos os tipos de ocorrência de sua área de circunscrição. Por isso, para tornar o ambiente das delegacias convencionais mais acolhedor para as mulheres, os núcleos operam em uma sala reservada e preparada para recepcionar as vítimas.

– A criação dos NUAMs é uma forma de atender com profissionais especializados as mulheres em situação de violência que buscam as unidades distritais. É um tratamento diferenciado – explicou a chefe de Polícia Civil, Martha Rocha.

Novas delegacias especializadas

Além da criação dos novos NUAMs, também estão previstas para este ano as inaugurações de Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher em Campos dos Goytacazes, no mês de março, em Angra dos Reis, em julho, e em Duque de Caxias, em agosto.

Criadas com o objetivo de realizar ações de prevenção, apuração e investigação em casos de violência contra as mulheres, as DEAMs já estão presentes em 12 localidades do estado: nos bairros de Campo Grande, Jacarepaguá e Centro, no Rio de Janeiro, e também nos municípios de Belford Roxo, Volta Redonda, Niterói, São João de Meriti, Nova Friburgo, Duque de Caxias, Cabo Frio, Nova Iguaçu e São Gonçalo.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais