Contato: redacao@nilopolisonline.com.br

O Governo do Estado está ampliando o atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica e as ações de repressão a delitos contra a população feminina. A expectativa é de que, ainda este mês, sejam instalados Núcleos de Atendimento à Mulher (NUAMs) nas delegacias de Santa Cruz (36ªDP), na Zona Oeste do Rio, e de Valença (91ª DP). Em fevereiro, será a vez das delegacias de Mesquita (53ªDP), Queimados (55ªDP) e Nilópolis (57ªDP) serem contempladas com o núcleo especializado. Atualmente, o território fluminense conta com cinco NUAMs: na 90ª DP (Barra Mansa), na 105ª DP (Petrópolis), na 146ª DP (Guarus), na 45ª DP (Complexo do Alemão) e na 11ª DP (Rocinha).
A diferença entre os NUAMs e as Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher (DEAMs) é que os núcleos especializados funcionam dentro de uma delegacia de polícia distrital, que atende a todos os tipos de ocorrência de sua área de circunscrição. Por isso, para tornar o ambiente das delegacias convencionais mais acolhedor para as mulheres, os núcleos operam em uma sala reservada e preparada para recepcionar as vítimas.
– A criação dos NUAMs é uma forma de atender com profissionais especializados as mulheres em situação de violência que buscam as unidades distritais. É um tratamento diferenciado – explicou a chefe de Polícia Civil, Martha Rocha.
Novas delegacias especializadas
Além da criação dos novos NUAMs, também estão previstas para este ano as inaugurações de Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher em Campos dos Goytacazes, no mês de março, em Angra dos Reis, em julho, e em Duque de Caxias, em agosto.
Criadas com o objetivo de realizar ações de prevenção, apuração e investigação em casos de violência contra as mulheres, as DEAMs já estão presentes em 12 localidades do estado: nos bairros de Campo Grande, Jacarepaguá e Centro, no Rio de Janeiro, e também nos municípios de Belford Roxo, Volta Redonda, Niterói, São João de Meriti, Nova Friburgo, Duque de Caxias, Cabo Frio, Nova Iguaçu e São Gonçalo.