Contato: redacao@nilopolisonline.com.br
As aulas de Parapente, que acontecem no Parque Natural do Gericinó, estão a todo vapor. Dos cinco alunos inscritos na primeira turma, dois já estão praticamente aptos para o vôo solo. As aulas começaram em novembro de 2013, iniciadas com aulas teóricas, seguidas da prática e técnica.
Nas aulas práticas, os alunos aprendem técnicas como: saber o tipo de vento, levantar o parapente, hora certa de decolagem e aterrissagem. Já nas aulas técnicas são praticadas a coordenação motora e principalmente técnicas de segurança: como vestir corretamente o equipamento.
Segundo Afonso Urbieta Filho, instrutor de vôo de parapente e asa-delta há mais de 30 anos, a maioria dos alunos fazem o curso, não só pelo lazer, mas pela afinidade com o esporte.
“Têm alunos que vêm de outras cidades para saltar aqui. O curso também é bastante procurado. Se fosse em outro lugar pagariam uma média de 3.500 reais. Esse curso é a realização de um sonho. Muitos alunos jamais imaginariam que poderiam voar um dia”, disse o instrutor.
Nilópolis é o primeiro município do Rio de Janeiro a oferecer aulas gratuitas de parapente. A iniciativa é uma parceria com o município vizinho de Mesquita, onde fica localizada a Rampa da Paz.