Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todos os dias

Publicidade

Aprovado projeto que acaba com o estrangeirismo no Português

DEPUTADO LUIZ MARTINS
Dep. Luiz Martins. Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta terça-feira (11/03), em segunda discussão, o projeto de lei 1.773/12, de autoria do deputado Luiz Martins (PDT), que determina a tradução de expressões ou palavras estrangeiras para a língua portuguesa em documentos de publicidade, materiais informativos, propagandas, manuais de instrução ou dados técnicos de produtos comercializados. Além de priorizar o português, o texto diz que a tradução deve ser do mesmo tamanho que a palavra exposta em outro idioma nos documentos citados pelo projeto.

Por sua vez, os produtos que contenham manual em língua estrangeira devem ser comercializados com manual de igual conteúdo traduzido para o português. “O objetivo do projeto é valorizar a língua portuguesa. Em nenhum outro momento histórico houve uma inserção tão grande de estrangeirismos, prejudiciais ao patrimônio cultural brasileiro. As pessoas podem comprar algo sem saber do que se trata”, alegou o deputado. O texto segue agora para apreciação do governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar o projeto.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais