Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todos os dias

Publicidade

Paróquias de Nilópolis realizam a tradicional festa de Corpus Christi

TAPETE
Foto: Roberta Nobre

A chuva que caiu durante todo o dia de ontem, não impediu que as Igrejas Católicas de Nilópolis realizassem a tradicional festa de Corpus Christi. Logo pela manhã, por volta das 6:30h, os primeiros tapetes começaram a ser confeccionados nas paróquias Nossa Senhora da Conceição, N. S. Aparecida e Santíssima Trindade. Apenas a de São Sebastião não confeccionou seus tapetes em função da chuva.

TAPETE
Foto: Roberta Nobre

Para a produção dos tapetes, cada paróquia divide seus membros em grupos, e cada grupo escolhe um tema. São permitidos até quatro tapetes por tema. Neste ano, seriam 302 tapetes confeccionados pelas quatro paróquias da cidade mas, em função do mau tempo, as igrejas tiveram de reduzir o número de tapetes e expô-los em seus pátios.

TAPETE
Foto: Divulgação/PMN

Todas as igrejas trabalharam com os mais variados temas: esperança, cidadania, unidade, solidariedade, perdão, justiça, perseverança, oração, igreja, alegria, sabedoria, compromisso, fé, caridade, humildade, bíblia, não à violência, comunidade e família; Campanha da Fraternidade, que neste ano é: Fraternidade e Tráfico Humano, dentre outros temas, e foram produzidos com os mais diferentes materiais como: sal, borra de café, cascas de ovo, tampinhas de garrafa, papel, isopor. Entre os participantes estavam fiéis, escolas municipais, comunidades católicas, membros de pastorais e a Secretaria Municipal de cultura que foi convidada pela igreja Nossa Senhora Aparecida.

TAPETES
Foto: Divulgação/PMN

A Prefeitura Municipal de Nilópolis apoiou o evento que faz parte do calendário cultural da cidade. O Prefeito Alessandro Calazans parabenizou os fiéis, que mesmo sob chuva, não desanimaram. “O mau tempo não tirou o brilho do evento. O importante foi a participação dos membros das paróquias na produção dos tapetes e a presença da população nas igrejas acompanhando a tradicional missa de Corpus Christi. Nilópolis é uma grande referência no dia de Corpus Christi por causa da confecção dos tapetes. É uma das cidades que mantém essa tradição e nós oferecemos toda uma infraestrutura para que a festa seja sempre um sucesso. O evento já está no calendário cultural da nossa cidade”, frisou o prefeito.

TAPETE
Foto: Roberta Nobre

Além do prefeito Calazans, o deputado estadual Ricardo Abrão e seu pai, o ex-prefeito de Nilópolis, Farid Abrão, também fizeram questão de acompanhar de perto a montagem dos tapetes nas paróquias, onde cumprimentaram e parabenizaram os fiéis pela dedicação. “A confecção dos tapetes não é apenas mais uma questão religiosa, e sim uma questão artística, a dedicação dessas pessoas vale muito para a cultura da nossa cidade. Toda vez que participo e acompanho este evento, fico emocionado ao ver que, em pleno feriado, onde eles poderiam estar descansando com suas famílias, estão aqui, fazendo este trabalho”, disse Farid, sendo completado pelo seu filho Ricardo, “É um trabalho de extrema beleza e dedicação, uma pena a sua chuva ter atrapalhado um pouco, mas a garra dessa gente supera tudo, parabéns”.

TAPETES
Foto: Divulgação/PMN

Também estiveram presentes nas paróquias, o ex-secretário de Cultura Augusto Vargas, o deputado federal Manoel Rosa, vereadores e outras autoridades do município.

Corpus Christi

O objetivo da festa de Corpus Christi é celebrar o Mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi foi instituída pelo papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264. A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da terra prometida. O Antigo testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais