Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Tempo seco e imprudência fazem aumentar os riscos de incêndios no Parque do Gericinó

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

INCÊNDIO NO GERICINÓ
A fumaça dos incêndios pode ser vista de longe. Foto: Marcelo Santos

Como é comum nesta época do ano, a estiagem vem provocando focos de incêndio, no Parque Municipal Natura do Gericinó. Quem costuma usar o parque para relaxar e fazer seus exercícios vem se deparando, quase que diariamente, com intensas nuvens de fumaça, causadas por queimadas na mata.

A baixa umidade do ar, associada ao clima quente e a falta de cuidado das pessoas, aumenta a possibilidade de focos de incêndio, que acabam destruindo a vegetação da região e incomodando a população que reside na vizinhança, sem contar com os danos a fauna do parque.

Em virtude deste problema, é comum ver o Corpo de Bombeiros e funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente atuarem juntos a moradores no combate as chamas, uma vez que ainda não há uma brigada própria para atuar no parque. “É triste ver toda aquela bela paisagem se transformando em cinzas. Fica aqui pelo menos o pedido que todos tomem cuidado e não joguem os restos de cigarros na mata e que continuem tomando conta do seu lixo. O Parque Natural do Gericinó é nosso e cabe a nós cuidar bem dele. Se todos ajudarem fazendo cada um a sua parte, com certeza a natureza fará a dela”, pediu o comunicador Wladimyr Videira.

Segundo os frequentadores do parque, é comum ver pessoas jogando lixo dentro do parque e alguns desses objetos podem ser os causadores dessas queimadas. “Vejo sim pessoas jogando pilhas, garrafinhas de vidro, enfim tudo isso que pode ajudar a causar incêndios”, declarou Leonardo Silva.

OPINIÃO

É preciso que a população que faz uso do parque tenha a consciência que aquele espaço, conquistado após muita luta, é de uso de todos e de nós depende a sua preservação. Também se faz necessário, de forma urgente, a adoção de políticas que evitem e punam aqueles que se utilizam de forma incorreta da área. A melhora no policiamento nas áreas em volta do parque e a presença de funcionários da Secretaria de Meio Ambiente  já é digna de aplausos, mas é apenas uma das medidas, falta agora investir em uma guarda ambiental para patrulhar a área interna e até mesmo uma brigada própria para debelar os incêndios no seu início.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais