Contato: redacao@nilopolisonline.com.br

Inaugurado em maio de 2013, os dois galpões de reciclagem localizados nos bairros do Cabral e Frigorífico agora estão sob a responsabilidade da Associação de Catadores de Materiais de Reciclagem e Amigos do Meio Ambiente de Nilópolis- ACAMAN e da Cooperativa Popular de Reciclagem e Serviços Mulheres da Baixada Ltda. – COOMUB, respectivamente.
As Leis Ordinárias 6.451 e 6.452 que celebraram os contratos de cessão, foram publicadas na edição da última sexta (07) do Jornal A Voz dos Municípios Fluminenses, que funciona como Diário Oficial do Município.
De acordo com as leis, a Cooperativa Popular de Reciclagem e Serviços Mulheres da Baixada Ltda. – COOMUB ficará responsável, pelo prazo de 15 (quinze) anos, do galpão situado na Av. Dr. Rufino Gonçalves, 1045, no Bairro Frigorífico. Já a Associação de Catadores de Materiais de Reciclagem e Amigos do Meio Ambiente de Nilópolis- ACAMAN ficará responsável, durante 24 (vinte e quatro) meses, prorrogáveis automaticamente por 60 (sessenta) meses, pelo galpão situado na Rua Luiz Gonzaga, s/n, no Bairro Cabral.
Nos dois galpões, as cooperativas irão efetuar a triagem, reciclagem de resíduos sólidos, dando-lhe a correta destinação além de fomentar a comercialização de artesanato de materiais. O prefeito Alessandro Calazans mostrou-se satisfeito em poder entregar às cooperativas um espaço adequado para a reciclagem e reaproveitamento de materiais. “A coleta seletiva também é fundamental para a limpeza da cidade, pois além de gerar empregos, nós estamos falando de diminuir a quantidade de lixo que a prefeitura tem que pagar para despejar no aterro sanitário. Se fizermos uma coleta seletiva organizada e planejada, eu não tenho dúvida que além de gerar emprego e renda, nós vamos deixar nossa cidade mais limpa e a prefeitura ainda vai gastar menos por isso. Isso é um investimento”, frisou Alessandro Calazans.