Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todos os dias

Publicidade

Luta antimanicomial é lembrada em Nilópolis

Para lembrar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial a Prefeitura de Nilópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma ação no calçadão da Avenida Mirandela, no último dia 18, reunindo os dois Centros de Atenção Psicossocial do município, o Caps AD – Álcool e Drogas e o Caps II Espaço Vivo e também o Residência Terapêutica.

SAÚDE

Quem passou pelo calçadão pode conhecer um pouco mais sobre essa luta e os serviços que são oferecidos pela Prefeitura de Nilópolis através do Programa de Saúde Mental. A diretora do CAPS AD, Ádela Alves, realizou uma pequena palestra. Também foram distribuídos informativos e expostos os trabalhos artesanais realizados pelos pacientes.

Segundo a Diretora do Caps AD, o dia marca o fechamento dos manicômios e institui um novo modelo de tratamento ambulatorial. Ela ainda afirma que é essencial que todo o município conheça e valorize o trabalho que é realizado pelo Programa de Saúde Mental. “A intenção é de que pessoas que possuem alguma doença mental possam se tratar livre, fora de manicômios. Pra trabalhar com saúde mental tem que trabalhar muito e nessa gestão a saúde mental tem crescido satisfatoriamente. Os pacientes adoraram participar desta ação e se sentiram valorizados”, disse Ádela Alves.

O combate ao tratamento manicomial teve início em 1987, com a luta pela substituição da forma violenta de confinamento pela solidariedade, igualdade, liberdade, justiça social e autonomia dos pacientes. Entretanto, foi somente em 2001, com a criação da lei 10.216, que o cenário referente à saúde mental começou a ser modificado.

O CAPS AD – Alcool e Drogas fica localizado na Avenida Mirandela, nº 580, Centro – Nilópolis. O Caps II – Espaço Vivo fica localizado na Avenida Getúlio Vargas, s/nº, Centro, ao lado da Samu. Os dois funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h, somente para os nilopolitanos, Os espaços oferecem atendimento psicológico, psiquiátrico, assistente social, atividades interativas e oficinas. Mais informações através dos tels.: 2791-5883 / 3762-7394

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais