Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todos os dias

Publicidade

Vereador Rodrigo Rocha luta pela implantação do BRT na Via Light

O vereador Rodrigo Rocha (PPS) participou de reunião com o diretor executivo da Câmara Metropolitana do Estado na área de saúde e transportes, Vicente Loureiro.

RODRIGO ROCHA

No encontro que discutiu estratégias na área de transportes para Baixada fluminense, Rodrigo ressaltou a importância da implantação do sistema BRT (Bus Rapid Transport) utilizando o espaço ocioso das torres da Via Light. “Aproveitei este encontro e pedi pessoalmente ao Vicente, um morador de Nova Iguaçu, que interceda junto ao governador Pezão para que esse projeto saia do papel e se torne uma realidade, pois é de suma importância para o Município de Nilópolis. O Vicente conhece os desafios compartilhados entre as duas cidades para enfrentar os congestionamentos diários”, disse o vereador. ]

Rodrigo Rocha acredita que é possível vislumbrar um melhor cenário no que diz respeito à eficiência do transporte na Baixada Fluminense. “Devemos propor soluções e criar políticas capazes de contribuir de maneira direta para os deslocamentos induzindo o desenvolvimento dos municípios que compõem a região, através do ordenamento dos fluxos e de integração com o sistema viário regional e a redução do tempo de viagem de todas as modalidades contribuindo para o desenvolvimento da cidade buscando a solução de diversos problemas de mobilidade urbana”, completou.

Via Light

O BRT TransLight será o 5º corredor exclusivo para ônibus articulados, que junto com a TransBrasil, TransCarioca, TransOeste e TransOlímpica, fazem parte do conjunto de obras viárias que visa a preparar o Rio para as Olimpíadas de 2016.

VIA LIGHTO Projeto do Corredor Expresso da Via Light foi desenvolvido para operar em sistema BRT, com infraestrutura de vias segregadas, desde o Terminal de Nova Iguaçu na área central do município até o bairro de Guadalupe, na cidade do Rio de Janeiro. Como alternativa, aos ramais da Supervia e integrando-se a TransCarioca e TransBrasil.

Sua implantação proporcionará economia no tempo das viagens, otimização do desempenho do transporte público, redução de custos operacionais, e potencializará a formação de centralidades urbanas, com geração de melhoria na qualidade de vida dos cidadãos da Baixada Fluminense. Embora o BRT seja implantado com a futura extensão da via, ainda não se tem a localização e o nome das estações.

Construída na gestão do então governador Marcello Alencar, no ano de 1998, no intuito de desafogar o trânsito da Rodovia Presidente Dutra e com intenção de ser uma importante ligação viária do Grande Rio, a Via Light não conseguiu emplacar como uma alternativa à Dutra, só servindo de integração ao metrô ou avenida principal do município de Nova Iguaçu. Com a sua expansão e a implantação do BRT, o cenário tende a mudar e a estrada finalmente servirá ao propósito que foi idealizada.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais