Contato: redacao@nilopolisonline.com.br
O Plano Municipal de Educação foi apresentado na última sexta, 22 de maio, no CIEP 136 – Stella de Queiroz Pinheiro. O documento define as diretrizes de ensino para a cidade de Nilópolis para os próximos 10 anos.
O Prefeito Alessandro Calazans participou do evento, junto com a Secretária de Educação, Marília Moraes, a Superintendente de Ensino, Amanda Cataldi, e o Chefe de Gabinete, Marcio Ferreira, que leciona no Ensino Superior. Professores e Diretores da Rede Municipal de Educação estiveram presentes.
O Prefeito Alessandro Calazans elencou as ações realizadas em sua gestão em 2 anos e 5 meses na área, citando o aumento salarial, o vale-transporte para os professores, a reforma e climatização das escolas, a instalação de lousas digitais em todas as salas de aula, a construção de creches, a garantia de merenda de qualidade e a distribuição de uniformes e kit’s de material escolar. “O município está cumprindo uma determinação do Ministério da Educação. Estamos fazendo nosso dever de casa. O Plano é fruto do esforço de muitos profissionais de educação de Nilópolis e procuramos obter a participação da sociedade civil. Junto com esse documento vêm as ações. Não adianta ter apenas um Plano maravilhoso e não colocar em prática”, pontuou o Prefeito.
Nilópolis já cumpria, em 2014, 86% das 20 metas do Plano Nacional de Educação. No mesmo ano, a Prefeitura criou a Comissão Coordenadora responsável pelo encaminhamento do Plano Municipal.
A Secretária de Educação, Marília Moraes, destacou a integração dos setores da sociedade nilopolitana na elaboração do documento. “O município avança no diálogo com as escolas, com as instituições religiosas, Conselho Municipal de Educação e a sociedade civil. A Secretaria de Educação se empenhou para garantir a participação de todos nas discussões acerca das metas e estratégias que vão garantir a qualidade da educação nilopolitana diante das demandas atuais”, ressaltou.