Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Tapetes colorem as ruas de Nilópolis

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI
Nesta quinta-feira, dia 26, as Igrejas Católicas de Nilópolis realizaram a tradicional festa de Corpus Christi. Logo pela manhã, por volta das 6:30h, os primeiros tapetes começaram a ser confeccionados nas igrejas Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora Aparecida, Santíssima Trindade e São Sebastião.

O sol que brilhou desde as primeiras horas do dia, motivou os nilopolitanos a irem às ruas ajudar a confeccionar os tapetes ou apenas vislumbrar os trabalhos já realizados. Para a produção dos tapetes, cada paróquia dividiu seus membros em grupos, e cada grupo escolheu um tema. Foram permitidos até quatro tapetes por tema. Foram confeccionados cerca de 302 tapetes nas quatro paróquias da cidade.

Todas as igrejas trabalharam com os mais variados temas: esperança, cidadania, unidade, solidariedade, perdão, justiça, perseverança, oração, igreja, alegria, sabedoria, compromisso, fé, caridade, humildade, bíblia, não à violência, comunidade e família; Campanha da Fraternidade, dentre outros temas, e foram produzidos com os mais diferentes materiais como: sal, borra de café, cascas de ovo, tampinhas de garrafa, papel, isopor. Entre os participantes estavam fiéis, escolas municipais, comunidades católicas, membros de pastorais e a Secretaria Municipal de Cultura.

A Prefeitura Municipal de Nilópolis deu total apoio na realização da festa e disponibilizou equipes para ajudar na organização da festa. Para encerrar a festa, missas foram realizadas nas paróquias. Na Praça Benedito Vaz Vieira, no bairro Nossa Senhora de Fátima, uma missa campal presidida pelos Freis Walter, Cid e Plínio, da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, foi realizada. Em seguida os fiéis caminharam até a igreja em procissão.


Vale ressaltar que o objetivo da festa de Corpus Christi é celebrar o Mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi foi instituída pelo papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264. A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da terra prometida. O Antigo testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.


você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais