Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Nilópolis fará o tombamento de um terreiro

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI
O Prefeito Alessandro Calazans participou, no último dia 24, de um encontro do projeto Terreiros em Ação organizado pela Ong Ciafro, O objetivo foi discutir projetos em benefício aos povos e comunidades tradicionais de matriz africana.

Segundo a coordenadora da Ong Ciafro, Ignez Teixeira, enquanto ela esteve a frente da Superintendência de Promoção da Igualdade Racial foi realizado um mapeamento de terreiros do município, entre os 60 identificados, apenas cinco eram legalizados e todos eles pagam IPTU.

“A isenção de IPTU para qualquer entidade religiosa já existe, é uma lei nacional, mas percebi que as casas de matriz africana desconheciam esse direito. Esse primeiro encontro é um grande passo, ainda mais com o apoio do prefeito Alessandro Calazans. É bom ver que esse elo está sendo criado, assim teremos mais força para lutar por nossos direitos, que ficaram esquecidos. Legalização dos terreiros, isenção do IPTU são só as primeiras ações”, ressaltou Ignez Teixeira.


Para o prefeito Alessandro Calazans, é um prazer e dever atender a demanda coletiva de todas as classes, religiões, etnias. O prefeito também garantiu o tombamento de um terreiro localizado em Nilópolis com mais de 100 anos de fundação.

“A maioria dos terreiros não são legalizados, logo perdem benefícios que teriam direito como verbas para investimento em ação social, cultura, e outras coisas. Vamos auxiliar nesta parte, possibilitando a isenção de cobrança de impostos como garante a Lei. Essa demanda é válida, merece atenção e para mim é um prazer ajudar”, disse Alessandro Calazans.


você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais