Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

UPA de Nilópolis agora atende apenas emergências pediátricas

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI
A UPA 24h de Nilópolis, localizada no Cabuís, passou por adaptações e a partir segunda-feira, dia 22 de agosto, passa a ser um centro de excelência no atendimento pediátrico. Urgências e emergências médicas de adultos são atendidas no Novo Hospital Municipal Juscelino Kubitschek.

A equipe de pediatras da UPA é composta por 4 médicos, que serão divididos em 2 turnos de 24 horas. O sistema de salas vermelha e amarela para observação de pacientes mais graves continuará, segundo o diretor médico da UPA, Dr. Jefferson Abbud. O novo espaço recebeu uma programação visual diferenciada para se tornar um ambiente acolhedor para as crianças. Há consultórios, salas de nebulização e medicação, além de exames laboratoriais e de raio-X.

Os pacientes que estavam em observação na UPA de Nilópolis foram transferidos por meio da regulamentação do Governo do Estado para os hospitais de Saracuruna, em Duque de Caxias, Posse, em Nova Iguaçu, e Albert Schweitzer, no Rio de Janeiro.


O atendimento especializado em pediatria nas unidades públicas de saúde é uma tendência mundial. Com essa medida, a Prefeitura de Nilópolis vai organizar a demanda de saúde no município, concentrando os pacientes nas unidades mais adequadas.


A UPA foi municipalizada e a Prefeitura arca com todos os custos da unidade. O Governo do Estado deixou de repassar mais de R$ 6 milhões de reais desde janeiro de 2015. “Em muitos meses, nossas estatísticas demonstraram que mais da metade dos pacientes atendidos na UPA de Nilópolis eram de municípios vizinhos, principalmente de São João de Meriti. Ainda assim, conseguimos dar conta dessa demanda e vamos proporcionar ao cidadão de Nilópolis um serviço eficiente ao criar esse centro de referência em pediatria junto com a inauguração do Novo Hospital Municipal Juscelino Kubitschek”, ressaltou o Secretário de Saúde, Nelson Barradas.


você pode gostar também
Comentários
Carregando...