Contato: redacao@nilopolisonline.com.br
Ao completar os seus 70 anos de emancipação político-administrativa, uma outra data de muitíssimo importância engrandece esse ano de 2017, os 380 anos da Capela de São Matheus.
Construída por índios e escravos, a mando do então proprietário da região, João Álvares Pereira, com barro batido, óleo de baleia e mariscos, a Capela foi inaugurada em 21 de setembro de 1637, portanto completando hoje 380 anos.
Em 1747 a Capela foi transformada em matriz de São João de Meriti. Passou por quatro restaurações em 1747, 1914, 1936 e 1989. A Capela São Mateus, em estilo barroco, tem dois salões separados por um arco, isso porque na época da escravatura, os senhores das fazendas ficavam perto do altar e os escravos atrás do arco de barro.
A data está sendo marcada por Tríduo, Terço, Celebração e Festa. A Capela fica localizada na Rua Antônio Cardoso Leal, 241, no Centro de Nilópolis.
Patrimônio tombado, a Capela de São Matheus tem um riquíssimo valor de importância histórica, não só para Nilópolis, mas para toda a Baixada Fluminense. O Nilópolis Online.com, assim como todos os nilopolitanos, se orgulha desta data tão expressiva: 380 anos! Parabéns!