Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Capela São Matheus completou 380 anos neste 21 de setembro

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

Ao completar os seus 70 anos de emancipação político-administrativa, uma outra data de muitíssimo importância engrandece esse ano de 2017, os 380 anos da Capela de São Matheus.

Construída por índios e escravos, a mando do então proprietário da região, João Álvares Pereira, com barro batido, óleo de baleia e mariscos, a Capela foi inaugurada em 21 de setembro de 1637, portanto completando hoje 380 anos.

Em 1747 a Capela foi transformada em matriz de São João de Meriti. Passou por quatro restaurações em 1747, 1914, 1936 e 1989. A Capela São Mateus, em estilo barroco, tem dois salões separados por um arco, isso porque na época da escravatura, os senhores das fazendas ficavam perto do altar e os escravos atrás do arco de barro.




A data está sendo marcada por Tríduo, Terço, Celebração e Festa. A Capela fica localizada na Rua Antônio Cardoso Leal, 241, no Centro de Nilópolis.

Patrimônio tombado, a Capela de São Matheus tem um riquíssimo valor de importância histórica, não só para Nilópolis, mas para toda a Baixada Fluminense. O Nilópolis Online.com, assim como todos os nilopolitanos, se orgulha desta data tão expressiva: 380 anos! Parabéns!


você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais