Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Pesquisa revela que Nilópolis é o município com a maior densidade demográfica do Brasil

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

Na última terça-feira (10), foi divulgado uma pesquisa sobre a concentração populacional no território brasileiro. O trabalho feito pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) tem o objetivo de mostrar como está espalhada a população brasileira ao longo território nacional.

Nilópolis lidera como o município a maior densidade demográfica do Brasil, desbancando cidades como Diadema(SP), São João de Meriti(RJ), São Paulo(SP) entre outras. Com apenas 9,6km² de área e uma quantidade de 158.309 habitantes obteve uma média de 16.392 habitantes por metro quadrado, liderando com folga da 2ª colocada, Diadema com 13.875 habitantes.

Além da princesinha da baixada, estavam presentes no resultado, os municípios de São João de Meriti (3º colocado) e Mesquita (9º colocado). Também foi mostrado que mais de 80% da população brasileira habita apenas em 0,63% de todo o território brasileiro.

A Pesquisa foi feita ao longo de 3 anos através de mapeamento e análises de fotos obtidas por satélite e dados estatísticos.

O significado desse resultado

Para o geógrafo André Rodrigo Farias, analista da Embrapa e principal autor do trabalho, a pesquisa pode subsidiar políticas públicas, estudos demográficos, projetos de desenvolvimento urbano e investimentos em infraestrutura e logística. “Os municípios com maior densidade populacional nas cidades, por exemplo, costumam apresentar maiores desafios para a gestão pública e exigir mais demandas e serviços públicos”, disse Farias em comunicado divulgado pela Embrapa.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais