Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Centro Olinda Religiosos

Tradição: fiéis confeccionam tapetes para celebrar o dia de Corpus Christi em Nilópolis

TAPETE CORPUS CHRISTI
Foto: Divulgação

O feriado de Corpus Christi é marcado por missas, procissões e pelos tradicionais tapetes coloridos que enfeitam ruas e igrejas.

A festa religiosa conhecida pelo espetáculo de arte e fé, é uma tradição no município de Nilópolis. Desde às 7h, voluntários e fiéis das paróquias de Nossa Senhora de Aparecida, Nossa Senhora da Conceição, São Sebastião e Santíssima Trindade, foram para as ruas e começaram a confecção de quatro tapetes, contendo ao todo 304 quadros nos bairros de Olinda e Centro.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Festa de “Corpus Christi” é a celebração em que solenemente a Igreja Católica comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às ruas. Os tapetes se tornaram uma tradição por meio dos quais se expressa a fé e o amor do povo cristão por Jesus que passa pelas ruas da cidade representando a comunhão do povo que o segue.

Nem mesmo o sol forte que brilhou durante todo o feriado fez os fiéis e voluntários desanimarem. Dona Maria da Paz Pereira é uma delas, ela conta que chegou às 6 horas da manhã para ajudar na confecção do tapete da Paróquia Nossa Senhora de Aparecida. “Nós usamos pó de serra para fazer o tapete. Aqui tem todas as pastorais desenhadas, além do corpo de cristo e mensagens da liturgia da igreja. É uma emoção muito grande, quando passamos por cima dele, sentimos a sensação de fé renovada. É uma experiência única” Destacou a fiel.

A beleza dos tapetes, confeccionados com os mais diferentes materiais como: sal, borra de café, cascas de ovo, tampinhas de garrafa, papel e isopor é um dos atrativos que leva Nilópolis a receber milhares de turistas que, desde o amanhecer até o horário em que é realizada a procissão, lotam as ruas para ver o trabalho de perto. “É muito gratificante participar desse momento. A gente faz isso tudo para Deus, tenho certeza que quando as pessoas passarem por aqui vão receber muitas bênçãos.” afirmou Márcia Maria da Conceição, que colaborou na confecção do tapete da Igreja de São Sebastião, em Olinda.

No final da tarde, foram celebradas missas e procissões com a benção do Santíssimo em cada uma das quatro paróquias. Segundo as paróquias, cerca de 3 mil pessoas trabalharam na confecção dos tapetes e na preparação das celebrações.

A Prefeitura de Nilópolis apoia a festa religiosa e durante todo o dia realizou diversas ações, por meio das secretarias municipais de Serviços Públicos, Transportes e Segurança Pública para o sucesso do evento, com serviços de limpeza, interdição de vias e garantia da ordem.

Publicidade