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Como lidar com a concorrência a seu favor

Como lidar com a concorrência a seu favor
Foto: Reprodução da Internet

A concorrência resolveu baixar os preços de seus produtos ou serviços. O que fazer? Entrar na guerra de preço ou investir em outras estratégias para conquistar o cliente?

Concorrência X guerra de preços

Na disputa (que deve ser saudável com a concorrência) é muito importante não cair na chamada “guerra de preços”. Muitas vezes, o concorrente pode estar queimando o estoque dele por dificuldades financeiras (e pode não ser o seu caso).

A redução de preços para conquistar clientes é uma atitude que deve ser bem planejada, caso você se decida fazer. Mas cuidado, reduzir preços pode implicar em reduzir a qualidade de seus produtos e serviços. Será isso mesmo que o seu cliente quer?

Baixar preços ou melhorar o atendimento?

Ao invés de partir para a “guerra de preços”, que tal agregar valor ao seu produto ou serviço? Por que não conquistar o cliente não em “baixar o preço”, muito pelo contrário, mas convencendo-o do que ele vai ganhar “a mais” com o mesmo preço?

Lembro que um restaurante de comida espanhola resolveu baixar seus preços, para tanto reduziu também a quantidade de camarões de seu prato principal, a Paella. A atitude desagradou clientes. Enquanto isso, seu concorrente manteve os mesmos preços, consequentemente também manteve a mesma qualidade de seus pratos. Porém, foi além, passou a oferecer um tira-gostos antes das refeições e alguns pequenos confortos e comodidades no ambiente (sem muitos custos). Advinha quem manteve e conquistou mais clientes?

O que fica de lição é que a concorrência deve ser analisada sempre, porém, você não pode conduzir o seu negócio como cópia do concorrente. Veja o que ele tem de melhor e tente aplicar em seu próprio empreendimento. E não esqueça, aprenda sempre com os erros da concorrência, procurando não repeti-los.

LUIS PIMENTA
(Jornalista e Radialista, editor do Blog do Pimenta – Revista digital sobre Empreendedorismo, Marketing e Gestão. Para maiores informações sobre cursos, consultoria e publicações, visite http://www.blogdopimenta.com.br )

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