Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Cabral Centro Paiol Religiosos

Dia de Santo Antônio será celebrado com missas e procissões em Nilópolis

SANTO ANTÔNIO

Missas e procissões celebram o dia de Santo Antônio em Nilópolis. Nesta quarta-feira, 13 de junho, três igrejas tem programações dedicadas ao santo considerado casamenteiro e protetor dos pobres.

No Centro, na igreja localizada na Rua Ernesto Cardoso, 260, a programação começa às 6h com a Alvorada Festiva, seguido pelo Terço dos Homens e Terço de Nossa Senhora e a primeira missa do dia com a benção dos pães e do bolo de Santo Antônio. Às 18h acontece a Missa Solene com procissão pelas ruas do bairro. O templo foi decorado pelos religiosos e cadeiras extras foram colocadas no local para abrigar todos os fiéis que poderão ainda aproveitar a festa externa com comidas típicas e brincadeiras tradicionais desta época. A festa prossegue na sexta-feira (15) e sábado (16), sempre a partir das 19h.

No Paiol, a Missa Solene e a procissão ocorrem às 19h, junto com a benção dos pães e do bolo de Santo Antônio. A comunidade fica na Rua José Couto Guimarães, 1467.

Já no bairro Cabral, nesta terça-feira (12) acontece missa às 19h. Na quarta-feira (13), dia de Santo Antônio, haverá Missa Solene às 19h e procissão pelas ruas do bairro, além da benção do bolo e distribuição de pães de Santo Antônio. A igreja fica na Rua João Rodrigues da Cunha, 1278.

Santo Casamenteiro

Santo Antônio nasceu no ano de 1195 na cidade de Lisboa, em Portugal, e faleceu no dia 13 de junho na cidade de Pádua, marcando a data. Ele foi um santo canonizado muito rapidamente. Em poucos anos após sua morte, foi canonizado por sua fama de milagreiro e sobretudo sua dedicação aos pobres e necessitados.

Este é considerado um dos santos mais populares entre os brasileiros e portugueses. No Brasil, Santo Antônio é conhecido por ser o “Santo Casamenteiro”, sendo que o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho no Brasil por ser a véspera do Dia de Santo Antônio.

De acordo com a crendice popular brasileira, neste dia as pessoas que desejam casar ou conseguir um namorado preparam simpatias para Santo Antônio, acompanhadas de orações.

Publicidade