Cabral Centro Paiol Religiosos

Fiéis participam das atividades religiosas, em Nilópolis, no Dia de Santo Antonio

Fiéis participam das atividades religiosas, em Nilópolis, no Dia de Santo Antonio
Foto: Divulgação/Paróquia N.S.Aparecida

O Dia de Santo Antônio, comemorado na última quarta-feira, 13, foi lembrado pelas três igrejas construídas em sua homenagem nos bairros do Cabral, Paiol e Centro de Nilópolis.

Como manda a tradição, logo pela manhã uma Alvorada Festiva abriu os festejos na igreja localizada na Rua Ernesto Cardoso. Em seguida foi celebrada missa com a benção dos pães e do bolo de Santo Antônio, uma tradição da Igreja Católica. No início da noite foi realizada a Missa Solene, seguida de procissão pelas ruas próximas a comunidade.
Frei Cid Tadeu presidiu a missa e em sua homilia citou passagens da vida e dedicação de Santo Antônio, e nas orações pediu-se que essa mesma dedicação de Santo Antônio, servisse de exemplo para os nossos governantes.

Fiéis participam das atividades religiosas, em Nilópolis, no Dia de Santo Antonio
Foto: Divulgação/Paróquia N.S.Aparecida

Nas demais igrejas, localizadas nos bairros Paiol e Cabral, a Missa Solene e a procissão ocorreram às 19h, junto com a benção dos pães e do bolo de Santo Antônio.

Os fiéis ainda puderam aproveitar a festa externa com comidas típicas e brincadeiras tradicionais desta época. Na igreja do Centro, a festa prossegue na sexta-feira (15) e sábado (16), sempre a partir das 19h.

Santo Casamenteiro

Santo Antônio nasceu no ano de 1195 na cidade de Lisboa, em Portugal, e faleceu no dia 13 de junho na cidade de Pádua, marcando a data. Ele foi um santo canonizado muito rapidamente. Em poucos anos após sua morte, foi canonizado por sua fama de milagreiro e sobretudo sua dedicação aos pobres e necessitados.

Este é considerado um dos santos mais populares entre os brasileiros e portugueses. No Brasil, Santo Antônio é conhecido por ser o “Santo Casamenteiro”, sendo que o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho no Brasil por ser a véspera do Dia de Santo Antônio.

De acordo com a crendice popular brasileira, neste dia as pessoas que desejam casar ou conseguir um namorado preparam simpatias para Santo Antônio, acompanhadas de orações.

Leitores Online

16 Leitores visualizando esta matéria

Publicidade

Publicidade