Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Cabral Centro Paiol Religiosos

Fiéis participam das atividades religiosas, em Nilópolis, no Dia de Santo Antonio

PROCISSÃO SANTO ANTÔNIO
Foto: Divulgação/Paróquia N.S.Aparecida

O Dia de Santo Antônio, comemorado na última quarta-feira, 13, foi lembrado pelas três igrejas construídas em sua homenagem nos bairros do Cabral, Paiol e Centro de Nilópolis.

Como manda a tradição, logo pela manhã uma Alvorada Festiva abriu os festejos na igreja localizada na Rua Ernesto Cardoso. Em seguida foi celebrada missa com a benção dos pães e do bolo de Santo Antônio, uma tradição da Igreja Católica. No início da noite foi realizada a Missa Solene, seguida de procissão pelas ruas próximas a comunidade.
Frei Cid Tadeu presidiu a missa e em sua homilia citou passagens da vida e dedicação de Santo Antônio, e nas orações pediu-se que essa mesma dedicação de Santo Antônio, servisse de exemplo para os nossos governantes.

FESTA SANTO ANTÔNIO
Foto: Divulgação/Paróquia N.S.Aparecida

Nas demais igrejas, localizadas nos bairros Paiol e Cabral, a Missa Solene e a procissão ocorreram às 19h, junto com a benção dos pães e do bolo de Santo Antônio.

Os fiéis ainda puderam aproveitar a festa externa com comidas típicas e brincadeiras tradicionais desta época. Na igreja do Centro, a festa prossegue na sexta-feira (15) e sábado (16), sempre a partir das 19h.

Santo Casamenteiro

Santo Antônio nasceu no ano de 1195 na cidade de Lisboa, em Portugal, e faleceu no dia 13 de junho na cidade de Pádua, marcando a data. Ele foi um santo canonizado muito rapidamente. Em poucos anos após sua morte, foi canonizado por sua fama de milagreiro e sobretudo sua dedicação aos pobres e necessitados.

Este é considerado um dos santos mais populares entre os brasileiros e portugueses. No Brasil, Santo Antônio é conhecido por ser o “Santo Casamenteiro”, sendo que o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho no Brasil por ser a véspera do Dia de Santo Antônio.

De acordo com a crendice popular brasileira, neste dia as pessoas que desejam casar ou conseguir um namorado preparam simpatias para Santo Antônio, acompanhadas de orações.

Publicidade