Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Animais silvestres são resgatados e soltos em Nilópolis

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

Em mais uma ação de resgate de animais silvestres, o Corpo de Bombeiros foi acionado, nesta terça-feira (11), atuar no resgate de gambás e uma coruja em área urbana.

Após o resgate, os militares acionaram a Guarda Ambiental Municipal de Nilópolis (GAM), que acolheram os animais. Os marsupiais estavam saudáveis e foram soltos pelos agentes no interior do Parque Municipal Natural do Gericinó, em uma área de vegetação mais densa.

Já a ave estava debilitada e foi conduzida pelos agentes ao campus de Medicina Veterinária da Universidade Estácio de Sá, localizado no bairro de Vargem Pequena, no Rio de Janeiro. Nesta ação, a GAM contou com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) que auxiliou no transporte.

Veja o que fazer em casos de animais silvestres encontrados em casa

Cuidados especializados ampliam as chances de retorno à natureza de animais silvestres encontrados em áreas ocupadas pelos seres humanos.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Flávio Vergueiro, a primeira coisa a fazer ao encontrar um animal silvestre dentro de casa é procurar manter a calma. “É muito importante que as pessoas não tentem tocar no animal, nem intimidem o bicho com pedaços de pau ou qualquer outro material, porque isso pode deixá-lo nervoso, e provocar um ataque. Também se pede para não fornecer alimentos ou água, que podem ser prejudiciais”, ressalta.

Em seguida deve-se entrar em contato com a Guarda Ambiental Municipal ou com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para que seja recolhido, ter o estado de saúde avaliado e, se possível, ser reintroduzido na natureza. Os órgãos podem ser acionados através do telefone 2692-3951. O Corpo de Bombeiros atende casos de emergência em que haja risco de vida, tanto para os animais quanto para a população. Neste caso, o atendimento é feito pelo telefone 193.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais