Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Centro Religiosos

Comunidade de São Mateus celebra o seu Padroeiro

CAPELA SÃO MATHEUS
Foto: Reprodução da Internet

A Comunidade de São Mateus celebra festa em louvor ao padroeiro de 18 à 21 de setembro. Entre os dias 18 e 20 acontece o tríduo, sempre a partir das 19h. Na quarta-feira (19) também haverá a Missa Inculturada Afro, às 19h.

No dia 21, dedicado ao padroeiro, a partir das 16h30 será realizado o terço e às 18h acontece a procissão pelas ruas do bairro, seguida de missa solene e animada quermesse.

Capela histórica

Construída por índios e escravos, a mando do então proprietário da região, João Álvares Pereira, com barro batido, óleo de baleia e mariscos, a Capela em homenagem à São Mateus foi inaugurada em 21 de setembro de 1637, portanto completando neste ano 381 anos.

Em 1747 a Capela foi transformada em matriz de São João de Meriti. Passou por quatro restaurações em 1747, 1914, 1936 e 1989. A Capela São Mateus, em estilo barroco, tem dois salões separados por um arco, isso porque na época da escravatura, os senhores das fazendas ficavam perto do altar e os escravos atrás do arco de barro.

A Capela fica localizada na Rua Antônio Cardoso Leal, 239, no Centro de Nilópolis.

Publicidade