Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Comunidade de São Mateus celebra o seu Padroeiro

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

A Comunidade de São Mateus celebra festa em louvor ao padroeiro de 18 à 21 de setembro. Entre os dias 18 e 20 acontece o tríduo, sempre a partir das 19h. Na quarta-feira (19) também haverá a Missa Inculturada Afro, às 19h.

No dia 21, dedicado ao padroeiro, a partir das 16h30 será realizado o terço e às 18h acontece a procissão pelas ruas do bairro, seguida de missa solene e animada quermesse.

Capela histórica

Construída por índios e escravos, a mando do então proprietário da região, João Álvares Pereira, com barro batido, óleo de baleia e mariscos, a Capela em homenagem à São Mateus foi inaugurada em 21 de setembro de 1637, portanto completando neste ano 381 anos.

Em 1747 a Capela foi transformada em matriz de São João de Meriti. Passou por quatro restaurações em 1747, 1914, 1936 e 1989. A Capela São Mateus, em estilo barroco, tem dois salões separados por um arco, isso porque na época da escravatura, os senhores das fazendas ficavam perto do altar e os escravos atrás do arco de barro.

A Capela fica localizada na Rua Antônio Cardoso Leal, 239, no Centro de Nilópolis.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais