Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Transportes

Prefeitura trabalha para manter Nilópolis entre as cidades com melhor Mobilidade e Acessibilidade do Brasil

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realizou um estudo de identificação, mapeamento e quantificação de áreas urbanas do Brasil.

Este trabalho levou três anos para ser concluído e com base em análise minuciosa de imagens de satélite, constatou-se que menos de 1% do território nacional é considerado urbano, para ser preciso, apenas 0,63% é considerado território urbano e essa área concentra 160 milhões de pessoas, ou seja, 84,3% da população brasileira.

Foto: Divulgação

O referido trabalho permitiu, entre várias outras aplicações, relacionar os municípios com maior densidade populacional urbana, e no topo da lista temos Nilópolis com 158.309 habitantes ocupando menos de 10 km2, ou seja, mais de 16 mil habitantes por quilômetro quadrado.

Apesar desta assustadora realidade, um dado publicado pela revista EXAME chamou atenção. A Urban Systems, empresa que monta o Ranking Connected Smart Cities, trata de diversos setores. No quesito Mobilidade e Acessibilidade, dentre 500 municípios estudados, Nilópolis no ano de 2016 ocupava a 37ª colocação e deu um salto para 15ª em 2017.

Secretário de Transportes, Amauri de Jesus. Foto: Divulgação

Diante dos dados, a Prefeitura de Nilópolis, através da Secretaria Municipal de Transportes vem trabalhando para melhorar a posição do Município e realizou um planejamento, onde em 2019 iniciará pintura viária e sinalização horizontal e vertical, com estabelecimento de vagas para idosos e deficientes, criação de corredores exclusivos para ônibus nas avenidas Getúlio Vargas e Getúlio de Moura, com reordenamento dos pontos de ônibus, priorizando sempre a integração entre os modais de transporte.

“Mobilidade, acessibilidade e segurança no trânsito é um dos maiores desafios do mundo moderno e a Prefeitura de Nilópolis, através da Secretaria Municipal de Transportes entende isso e busca conseguir, no ano seguinte, um salto tão significativo quanto o constatado neste ano. Lembro que todas as medidas serão passadas à população antes da implantação, afim de que ninguém seja pego de surpresa”, disse o secretário de Transportes, Amauri de Jesus.

Amauri lembra também que todas as ações somente são possíveis graças ao apoio que o prefeito Farid Abrão vem dando a pasta do Transportes. “Nenhuma das nossas ações seria posta em prática sem o apoio do nosso prefeito Farid. Sempre preocupado com a nossa população, ele sempre nos cobra melhorias e empenho em tudo que fazemos”, concluiu o secretário.

A sede da Secretaria Municipal de Transportes fica na Rua Pracinha Wallace Paes Leme, 1508, Centro. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone 2691-1085. O atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Publicidade