Manoel Reis Meio Ambiente

Animais silvestres são resgatados em Nilópolis

Animais silvestres são resgatados em Nilópolis
Foto: Divulgação

Em mais uma ação de resgate de animais silvestres, a Guarda Ambiental Municipal (GAM) atuou para devolver ao seu habitat uma jiboia e um filhote de gambá.

O ofídio foi encontrado em uma residência localizada na Rua Antônio Félix, bairro Manoel Reis e foi solto pelos agentes no interior do Parque Municipal Natural do Gericinó, em uma área de vegetação adequada.

Já o marsupial foi conduzido pelos agentes ao Centro De Reabilitação De Animais Silvestres. Nesta ação, a GAM contou com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) que auxiliou no transporte.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Veja o que fazer em casos de animais silvestres encontrados em casa

Cuidados especializados ampliam as chances de retorno à natureza de animais silvestres encontrados em áreas ocupadas pelos seres humanos.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Flávio Vergueiro, a primeira coisa a fazer ao encontrar um animal silvestre dentro de casa é procurar manter a calma. “É muito importante que as pessoas não tentem tocar no animal, nem intimidem o bicho com pedaços de pau ou qualquer outro material, porque isso pode deixá-lo nervoso, e provocar um ataque. Também se pede para não fornecer alimentos ou água, que podem ser prejudiciais”, ressalta.

Em seguida deve-se entrar em contato com a Guarda Ambiental Municipal ou com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para que seja recolhido, ter o estado de saúde avaliado e, se possível, ser reintroduzido na natureza. Os órgãos podem ser acionados através do telefone 2692-3951.

O Corpo de Bombeiros atende casos de emergência em que haja risco de vida, tanto para os animais quanto para a população. Neste caso, o atendimento é feito pelo telefone 193.

Leitores Online

14 Leitores visualizando esta matéria

Publicidade