Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Educação Paiol

Nilópolis ganha escola profissionalizante em tempo integral

ESTUDANTES
Foto: Reprodução da Internet

Nesta segunda-feira (22/10), o Governador Luiz Fernando Pezão, e o Secretário de Estado de Educação, Wagner Victer, vão anunciar as novas Escolas em Tempo Integral Profissionalizantes da rede estadual que oferecerão Ensino Médio Profissionalizante de Técnico de Administração com ênfase em Empreendedorismo. No total, serão 61 novas unidades escolares que já terão matrículas abertas, a partir do dia 31 outubro, no portal Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br).

Na ocasião, também estarão presentes o Presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Wagner Siqueira; o Presidente do Conselho Regional de Administração (CRA), Leocir Dal Pai; e o Diretor-Geral do SEBRAE do Rio de Janeiro, Cezar Vasquez.

O Secretário Wagner Victer informou que com essas novas 61 unidades, o estado Rio de Janeiro alcançará a marca de 241 Escolas em Tempo Integral Profissionalizantes funcionando em 88 dos 92 municípios e que, em muitos casos, estão sendo aproveitadas estruturas do passado, que estavam subutilizadas, como dezenas de CIEPs (Brizolões). Das 61 novas escolas nessa modalidade, 26 serão Brizolões (CIEPs). Com isso, além do ganho pedagógico e de desenvolvimento dos alunos, o projeto também se torna uma ação de resgate desses patrimônios que estavam subutilizados. Em Nilópolis apenas o Colégio Estadual Joaquim de Almeida Flores, localizado no bairro Paiol de Pólvora, terá essa modalidade.

– Esse total de 241 escolas em Tempo Integral Profissionalizantes é equivalente a cerca de 26% das unidades do ensino médio da nossa rede. Ou seja, nos últimos quatro anos, teremos implantado mais Escolas em Tempo Integral Profissionalizantes, 105% a mais, do que o acumulado (117 escolas) deste modelo implantadas em toda história dos Estados que por fusão formaram o atual Estado do Rio de Janeiro – destacou Victer.

Na ocasião, o Presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Wagner Siqueira, e o Presidente do Conselho Regional de Administração (CRA), Leocir Dal Pai, levarão a Resolução que enquadra as novas escolas dentro da legislação dos Conselhos de Classe em Administração. Ao concluírem os estudos, os alunos receberão certificação equivalente ao ‘Curso Técnico em Administração’ e registro profissional no Conselho Regional de Administração (CRA).

Os jovens egressos dessas unidades exercerão atividades administrativas relacionadas ao Empreendedorismo e receberão Carteira de Identidade Profissional na Cor Verde, na qual constará o título profissional de ‘Técnico em Administração’.

– Conquistar a aprovação do registro profissional junto aos conselhos de classe foi muito importante para a formação de nossos alunos. A iniciativa aumentará a oferta de oportunidades para os nossos jovens, que já sairão como Técnicos em Administração com ampla aceitação no mercado de trabalho – complementou Victer.

O Secretário de Educação também destacou que os professores que lecionarão nessas unidades de ensino serão capacitados pelo SEBRAE e pelo Instituto Ayrton Senna.

Publicidade