Educação Olinda

Escola de Nilópolis deixa de participar da Olimpíada de Matemática por falta de dinheiro

Escola de Nilópolis deixa de participar da Olimpíada de Matemática por falta de dinheiro
Foto: Divulgação
Competição foi realizada na Índia, mas eles não conseguiram recursos para passagens.

O sonho não acabou. Apenas foi adiado. Apesar da tristeza, esse é o sentimento que conforta 12 estudantes do Núcleo de Ciências Exatas do Colégio Estadual Marechal Zenóbio da Costa, em Olinda.

Apaixonados pela Matemática, eles mergulham nos números por sete horas diárias e por conta disso colecionam diversas medalhas. Mas perderam a chance de conquistar, no início do mês, outro prêmio, ainda mais desejado. E não foi por falta de mérito — mas de dinheiro.

Convidados a participar da Olimpíada Internacional de Matemática na Índia, os jovens até tentaram, mas não conseguiram os R$ 12 mil necessários para custear as passagens de quatro integrantes da equipe. O esforço foi grande, fizeram vaquinhas, rifas e o que mais poderiam tentar, porém o máximo que conseguiram arrecadar foi R$ 2 mil.

A competição aconteceu entre os dias 2 e 5. “Não vamos baixar a cabeça”, disse o estudante Felipe Ribeiro, dono de 19 medalhas. Só este ano a equipe conquistou oito premiações. A competição na Índia seria a primeira internacional.

Leitores Online

12 Leitores visualizando esta matéria

Publicidade

Publicidade