Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Poder Executivo

Dia das Baianas é instituído em Nilópolis

BAIANA
Foto: Reprodução da Internet
Adicione nosso número de WhatsApp: +55 (21) 98946-3738 e envie uma mensagem com o texto "NILÓPOLIS" e receba, com exclusividade, as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet.

Adicione nosso número de WhatsApp: +55 (21) 98946-3738, envie sugestões direto para a redação e receba as notícias direto no seu smartphone ou tablet.

Vatapá, bobó de camarão e o famoso acarajé são iguarias que entre outros pratos, expressam a riqueza da cultura afro brasileira. Em especial, todos estes pratos ficam mais saborosos quando são feitos por uma “Baiana”. As Baianas também chamadas de “Baianas de acarajé” são mulheres que se especializaram na culinária de origem africana, que vendem essas delícias em barracas públicas. Muitas Baianas são Yalorixás ou filhas de santo de famosos terreiros de Candomblé.

Como reconhecimento da importância desta profissão, o prefeito Farid Abrão sancionou a Lei Ordinária Nº 6.584 que institui o Dia Municipal das Baianas, a ser comemorado anualmente no dia 02 de fevereiro.

O texto, publicado na edição desta sexta-feira (28) do Diário Oficial do Município, diz que No Dia das Baianas ou mesmo a semana e mês correspondente, poderão ser realizados: congressos, seminários, simpósios, workshops, intercâmbios, palestras e demais eventos relacionados ao já considerado nacionalmente como Bem Imaterial Cultural Brasileiro.

A homenagem municipal faz alusão ao Dia Nacional da Baiana de Acarajé que é nacionalmente comemorado no dia 25 de novembro desde 2010.

Publicidade