Centro Utilidade Pública

Atos de vandalismo prejudicam o funcionamento dos semáforos em Nilópolis

Atos de vandalismo prejudicam o funcionamento dos semáforos em Nilópolis
O semáforo apagado e no detalhe a fiação partida. Foto: Divulgação
Adicione nosso número de WhatsApp: +55 (21) 98946-3738 e envie uma mensagem com o texto "NILÓPOLIS" e receba, com exclusividade, as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet.

Fiação roubada, postes e controladores danificados. Infelizmente não são raros atos de vandalismo contra os semáforos em Nilópolis. Atenta a isso, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, responsável pela manutenção do sistema, alerta a população para que denuncie atos de vandalismo contra o patrimônio público.

O caso mais recente ocorreu nesta terça-feira (29), no semáforo instalado na esquina entre as ruas Antônio José Bittencourt e Felicidade de Jesus Teixeira, no Centro. Acionada por moradores, que reclamavam de que o equipamento estava apagado, a equipe responsável pela manutenção não precisou de muito tempo para identificar a razão do problema: A fiação elétrica havia sido cortada. “Cortaram o fio de alimentação do semáforo. Em um exemplo prático, é o mesmo que cortar o fio de uma TV, ela não vai ligar. E pior de tudo, fizeram por maldade mesmo, não aparenta que estavam dispostos a roubar o cabeamento”, disse o secretário de Serviços Públicos, Jorge Scalize.

Dados recentes apontam que a maioria da manutenção realizada nos semáforos é originada pela ação de vândalos que danificam a fiação elétrica e as controladoras do conjunto semafórico, deixando-os inoperantes. Esse tipo de atitude prejudica o fluxo de veículos e pedestres da localidade, já que a equipe semafórica da secretaria necessita de um tempo médio para detectar o motivo da pane e solucioná-lo.

Ainda de acordo com o secretário, atos de vandalismo como roubos da fiação elétrica geram um custo a mais para o órgão, além de prejudicar a mobilidade. “Temos dificuldade em manter todos os equipamentos em funcionamento devido a furtos e atos de vandalismo. Temos sempre que repor as peças que são furtadas, o que nos gera um gasto a mais, sem falar na mobilidade que fica prejudicada quando o semáforo entra no modo piscante ou apaga completamente”, conta.

A Prefeitura alerta a população para denunciar atos de vandalismo entrando em contato com a Polícia Militar pelo 190 ou através da Ouvidoria Municipal, que pode ser acionada pelo www.nilopolis.rj.gov.br . Em caso de semáforos inoperantes, os moradores podem estar avisando a Secretaria Municipal de Serviços Públicos por meio do (21) 2692-1511. É importante passar os dados corretos referentes ao local de instalação do equipamento e o defeito apresentado.

Publicidade