Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todos os dias

Publicidade

Atos de vandalismo prejudicam o funcionamento dos semáforos em Nilópolis

Fiação roubada, postes e controladores danificados. Infelizmente não são raros atos de vandalismo contra os semáforos em Nilópolis. Atenta a isso, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, responsável pela manutenção do sistema, alerta a população para que denuncie atos de vandalismo contra o patrimônio público.

O caso mais recente ocorreu nesta terça-feira (29), no semáforo instalado na esquina entre as ruas Antônio José Bittencourt e Felicidade de Jesus Teixeira, no Centro. Acionada por moradores, que reclamavam de que o equipamento estava apagado, a equipe responsável pela manutenção não precisou de muito tempo para identificar a razão do problema: A fiação elétrica havia sido cortada. “Cortaram o fio de alimentação do semáforo. Em um exemplo prático, é o mesmo que cortar o fio de uma TV, ela não vai ligar. E pior de tudo, fizeram por maldade mesmo, não aparenta que estavam dispostos a roubar o cabeamento”, disse o secretário de Serviços Públicos, Jorge Scalize.

Dados recentes apontam que a maioria da manutenção realizada nos semáforos é originada pela ação de vândalos que danificam a fiação elétrica e as controladoras do conjunto semafórico, deixando-os inoperantes. Esse tipo de atitude prejudica o fluxo de veículos e pedestres da localidade, já que a equipe semafórica da secretaria necessita de um tempo médio para detectar o motivo da pane e solucioná-lo.

Ainda de acordo com o secretário, atos de vandalismo como roubos da fiação elétrica geram um custo a mais para o órgão, além de prejudicar a mobilidade. “Temos dificuldade em manter todos os equipamentos em funcionamento devido a furtos e atos de vandalismo. Temos sempre que repor as peças que são furtadas, o que nos gera um gasto a mais, sem falar na mobilidade que fica prejudicada quando o semáforo entra no modo piscante ou apaga completamente”, conta.

A Prefeitura alerta a população para denunciar atos de vandalismo entrando em contato com a Polícia Militar pelo 190 ou através da Ouvidoria Municipal, que pode ser acionada pelo www.nilopolis.rj.gov.br . Em caso de semáforos inoperantes, os moradores podem estar avisando a Secretaria Municipal de Serviços Públicos por meio do (21) 2692-1511. É importante passar os dados corretos referentes ao local de instalação do equipamento e o defeito apresentado.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais