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Pedágio poderá ser cobrado na Via Light

VIA LIGHT
A RJ-081(Via Light). Foto: Reprodução da Internet
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Quem quiser ir de Nilópolis à Pavuna ou Nova Iguaçu poderá ter que coçar o bolso. O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Lucas Tristão, divulgou nesta segunda-feira (04) um extenso estudo que promete privatizar 13 rodovias estaduais, entre elas, a RJ-081, oficialmente denominada Rodovia Carlinhos da Tinguá, que corta o município de Nilópolis.

Construída na gestão do então governador Marcello Alencar, no ano de 1998, no intuito de desafogar o trânsito da Rodovia Presidente Dutra e com intenção de ser uma importante ligação viária do Grande Rio, a Via Light tem 10,65 km e não conseguiu emplacar como uma alternativa à Dutra, só servindo de integração ao metrô ou avenida principal do município de Nova Iguaçu. A privatização é tratada como prioridade por Lucas Tristão. Ele diz que espera receber os estudos das consultorias no fim de abril.

“Essas rodovias estão divididas em grupos, e pretendemos licitá-los até o fim do ano. A ordem, questões de prioridade e demais fases do processo dependerão dos estudos técnicos”, disse.

O secretário adianta que “o modelo de concessões pressupõe cobrança de pedágio”. “Esse é o mecanismo necessário para provisão e manutenção das estradas. Mas a questão está diretamente relacionada aos estudos técnicos, temos de esperar”, afirmou.

No entanto, segundo Luiz Fernando dos Santos Reis, presidente da Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (Aeerj), a ocupação urbana do entorno é um forte empecilho para que vias metropolitanas e a RJ-081 (Via Light) atraiam empresas que operam estradas

Outras rodovias que deverão ser concedidas à iniciativa privada são a RJ-127, que liga a Via Dutra, na altura de Seropédica, a Vassouras, e outras 12 rodovias e vias expressas, entre elas a Linha Vermelha, a Via Light e as futuras Transbaixada (que ligará a Via Light à Rio-Petrópolis) e RJ-244 (de Campos até São João da Barra, onde fica o Porto do Açu).

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