Centro Geral

Ordem Pública flagra descarte irregular de entulho no Centro de Nilópolis

FISCALIZAÇÃO ENTULHOS
Fiscal chega ao local das irregularidades. Foto: Divulgação
Clique aqui e receba, com exclusividade, as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet.
Adicione nosso número de WhatsApp: +55 (21) 98946-3738 e envie uma mensagem com o texto "NILÓPOLIS" e receba, com exclusividade, as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet.

Mesmo com as constantes campanhas e operações realizadas no sentido de conscientizar a população para não descartar entulhos nas ruas, alguns moradores ainda insistem em desrespeitar a Lei e pior, causam transtornos aos outros moradores.

Nesta segunda-feira (22), em mais uma ação da Coordenadoria de Ordem Pública, os fiscais notificaram o proprietário de uma obra na Rua Pedro Álvares Cabral, 968, no Centro do município. Sem se intimidar, o proprietário do imóvel, identificado como André Barcelos despejou vários materiais, que incluem restos de construção civil, móveis velhos e até mesmo lixo domiciliar na rua. O material inclusive chegou a ocupar uma das faixas de rolagem, prejudicando o trânsito no local.

Além disso, foi constatado que o material de construção usado na obra era depositado também em via pública, o que também é irregular, já que prejudica a passagem de pedestres e veículos.

Os fiscais ainda constataram que a obra não tinha autorização ou licença da Prefeitura. André foi autuado conforme a lei 136/2017 – Art. 35 do Código de Posturas Municipais e terá o prazo de 24h para recolher o material, sob pena de aplicação de multa e até mesmo a inscrição do imóvel em dívida pública, além de ser orientado sobre o destino adequado, além de obrigar que seja feito o licenciamento da obra junto ao órgão competente.

ORDEM PÚBLICA
Fiscalização flagra momento exato do despejo de material na rua. Foto: Divulgação

Fiscalização

Desde o início do ano equipes de fiscalização da Prefeitura realizam rondas em pontos de descarte irregular para flagrar infratores. “Não queremos aplicar multas, mas infelizmente algumas pessoas só respeitam as leis após serem punidas. A Prefeitura está a disposição da população através do telefone (21) 2692-1511 ou pela Ouvidoria Municipal (http://nilopolis.rj.gov.br/site/ouvidoria/) para quem desejar informações sobre como proceder quando há necessidade de descartar entulhos.

Fazendo a sua parte, a Prefeitura tem trabalhado dia e noite, através das equipes da secretaria de Serviços Públicos, retirando os entulhos das ruas, porém, ainda é grande a quantidade de entulho despejado de forma irregular nas ruas diariamente, principalmente nos bairros. Restos de móveis, eletrodomésticos, pneus e resíduos de construção civil são largados por todo o Município e causam muitos transtornos.

Segundo o secretário de Serviços Públicos, Jorge Scalise, os prejuízos para a cidade vão além do financeiro, já que é um custo muito alto retirar esses descartes ilegais, envolvendo funcionários, máquinas e veículos:

”Se não bastasse o custo financeiro dessa ação, existe o aspecto estético, já que a cidade fica feia. Além disso, o entulho ilegal nas ruas acaba contribuindo para um outro grave problema, as chuvas levam os resíduos para dentro de ralos e galerias, contribuindo para alagamentos, com prejuízos para moradores e comerciantes.”, explicou o secretário.

Para manter a cidade limpa, não bastam as ações do poder público. A colaboração da população é essencial. “O que se espera mesmo é que através de um grande entendimento, parceria e colaboração, entre a Prefeitura e a população, possamos juntos estar construindo uma cidade melhor para se viver, acabando com esse problema que impacta na qualidade de vida da própria comunidade. Pedimos a colaboração de todos para que nos ajudem a manter nossa cidade limpa, bonita e livre de entulhos”, apela o coordenador interino de Ordem Pública, Gessé Cintra.

6 Comentários

Clique aqui para comentar