Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Nilópolis ganha mais duas ambulâncias para o SAMU 192

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

Novas ambulâncias do SAMU 192 – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência chegaram à Baixada Fluminense com o objetivo de incrementar a frota e reduzir o tempo de atendimento às vítimas nos casos de urgência e emergência. Ao todo, 19 viaturas básicas foram doadas pelo Ministério da Saúde beneficiando os seguintes municípios: Duque de Caxias (02), Itaguaí (02), Magé (02), Mesquita (02), Nilópolis (02), Nova Iguaçu (04), Queimados (02), e São João de Meriti (03).

As viaturas são reguladas por uma Central de Regulação, administrada pelo Cisbaf. Durante o atendimento telefônico, o médico regulador avalia a gravidade do caso e, quando necessário, solicita ao operador de frota o envio da ambulância básica ou avançada (tipo UTI). As viaturas ficam nos municípios, em bases descentralizadas.

Para aprimorar a prestação do serviço e reduzir o tempo de atendimento às vítimas, o Cisbaf vem implantando há alguns anos o uso de tablets pelas equipes. Além de armazenarem os dados fornecidos pelo solicitante e as orientações do médico regulador, o equipamento permite a atualização das informações dos procedimentos realizados pelos profissionais de saúde no local da ocorrência e as condutas adotadas até o final da assistência. Os dados, por sua vez, atualizam simultaneamente o sistema de gestão do serviço na Central de Regulação. O uso da tecnologia também permite o monitoramento das ambulâncias em tempo real, e ainda dispõem de recursos de navegação com sistema integrado de GPS.

A previsão é de que até o final de junho os veículos já estejam atendendo nos municípios. Eles ainda estão passando por testes e regularização de documentação junto ao DETRAN e ao serviço de patrimônio de cada prefeitura.

O serviço foi implantado na região em 2004, através de um convênio entre o Ministério da Saúde e o Cisbaf, e ao todo 12 municípios (Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, São João de Meriti e Seropédica) integram o SAMU Baixada Fluminense.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais