Meio Ambiente

Cinco hábitos do dia a dia que ajudam a preservar o Meio Ambiente

PARQUE DO GERICINÓ
Parque do Gericinó. Foto: Divulgação
Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou pelo Telegram CLIQUE AQUI
Por: Maria Eduarda Rodrigues, 20 anos, estudante de jornalismo

Além das festas juninas, o mês de junho engloba datas extremamente importantes para o nosso ecossistema. Uma delas é o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 e o Dia Mundial dos Oceanos, festejado no dia 8.

Criadas com o intuito de incentivar a valorização e preservação ambiental, as datas contaram com atividades educativas por todo o mundo: de palestras à mutirões de limpeza.

Cada ação sustentável colabora para a conservação ambiental. Até mesmo pequenos gestos do dia a dia podem ajudar. Confira abaixo uma lista de 5 práticas simples que fazem a diferença:

1. Reutilizar plástico descartável

Plástico é o material que mais demora a se decompor naturalmente e também é um maiores responsáveis pela poluição dos mares (por ano cerca 8 milhões de toneladas são despejadas em mares e oceanos). Por isso, deve-se reutilizar todo o plástico que for possível. Tais como garrafinhas, copos, talheres entre outros. Lavar e guardar para usá-los de outra forma contribui para a redução do descarte desse tipo de lixo no ambiente.

2. Levar bolsa de pano na hora das compras

Em idas ao mercado por exemplo, na hora de empacotar as compras, troque sacolas plásticas por de tecido. Isso ajuda na hora de carregar e diminui seu consumo de plástico.

3. Escolher transporte coletivo ao invés de individual

Ônibus, trem, metrô ou van podem não ser as opções mais rápidas, porém, em geral, poluem menos. Por conseguirem transportar mais pessoas do que um carro ou moto, possibilitam trânsito menos intenso e contabilizam menos emissão de poluentes na atmosfera.

4. Jogar o lixo no lixo

Ser responsável por seu lixo, carregá-lo e descartá-lo no lugar certo.

5. Economizar água

Além de poupar dinheiro na conta, a atitude ecológica garante bom aproveitamento do bem natural limitado.

Publicidade