Religiosos

Tapetes vão colorir as ruas de Nilópolis nesta quinta-feira (20)

TAPETE CORPUS CHRISTI
Foto: Divulgação
Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou pelo Telegram CLIQUE AQUI

Nesta quinta-feira (20), as Igrejas Católicas de Nilópolis realizam a tradicional festa de Corpus Christi. E como acontece todos anos, tapetes coloridos serão confeccionados por voluntários e fiéis das paróquias Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora Aparecida, Santíssima Trindade e São Sebastião. A data também será marcada por missas que vão acontecer nessas paróquias.

Para a produção dos tapetes, que começam às 6h, cada paróquia irá dividir seus membros em grupos, e cada grupo abordará um tema. A previsão é de que sejam confeccionados cerca de 302 tapetes nas quatro paróquias da cidade. Serão usados os mais diferentes materiais como: sal, borra de café, cascas de ovo, tampinhas de garrafa, papel, isopor.

Vale ressaltar que o objetivo da festa de Corpus Christi é celebrar o Mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi foi instituída pelo papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264. A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da terra prometida. O Antigo testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

Veja abaixo a programação em cada uma das paróquias:

Paróquia Nossa Senhora Aparecida

O tapete será confeccionado na Avenida Mirandela, entre a Praça Benedito Vaz Vieira e a Rua Pracinha Wallace Paes Leme, entre os bairros do Centro e Nossa Senhora de Fátima.  Procissão sairá da Praça Benedito Vaz Vieira, às 16h. Em seguida haverá missa na paróquia.

Paróquia Santíssima Trindade

O tapete será confeccionado na Rua Nilo Peçanha, entre as ruas Comendador Rodrigues Alves e Olga Hermont, em Olinda.

Paróquia São Sebastião

O tapete será confeccionado na Rua Joaquim Máximo Soares, entre as ruas Getúlio Vargas e Pracinha Wallace Paes Leme, em Olinda. Procissão sairá da Comunidade Santa Luzia, às 17h. Em seguida haverá missa na paróquia.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição

O tapete será confeccionado na Rua Roberto da Silveira, entre a Praça Prefeito Miguel Abrão e o acesso à Rua Senador Fernando Mendes, no Centro. Procissão sairá da Praça Prefeito Miguel Abrão, às 16h. Em seguida haverá missa na paróquia.

Trânsito

A Secretaria Municipal de Transportes montou esquema especial de trânsito nos locais onde serão realizados os eventos religiosos. Agentes estarão nas ruas orientando os motoristas, mas o órgão pede que os condutores busquem rotas alternativas para fugirem dos locais de interdição. Veja abaixo os pontos de interdição que começam às 6h e serão reabertos às 18h:

Centro

A Rua Roberto da Silveira estará interditada no trecho entre o acesso à Rua Senador Fernando Mendes e a Praça Prefeito Miguel Abrão.  Vindo de Olinda, os condutores deverão acessar a Rua Nossa Senhora de Fátima, seguir pela Rua Antônio Pereira de Carvalho, Rua Moraes Cardoso onde poderão acessar a Estrada General Mena Barreto. No sentido inverso, o caminho a ser feito será pela Estrada General Mena Barreto, Rua Moraes Cardoso, Rua Profª Laide de Souza Belém e Rua Nossa Senhora de Fátima, retornando para a Rua Roberto da Silveira. As linhas de ônibus também farão este mesmo caminho durante a interdição da Rua Roberto da Silveira e os pontos finais das linhas que existem neste trecho serão deslocados para a Praça Prefeito Miguel Abrão.

Outra via importante a estar interditada é a Avenida Mirandela, no trecho entre as ruas Roldão Gonçalves e Pracinha Wallace Paes Leme. Como opção, os motoristas poderão usar as ruas Pedro Álvares Cabral e Alberto Teixeira da Cunha para se deslocarem entre os bairros do Centro e de Nossa Senhora de Fátima. As linhas de ônibus 001, 431I e 439I usarão a Rua Pedro Álvares Cabral para chegar ao Centro de Nilópolis. Já no sentido contrário a rota usada será pela Rua Alberto Teixeira da Cunha.  A linha 478B irá cruzar a Avenida Mirandela pela Rua Coronel França Leite.

Olinda

A Rua Joaquim Máximo Soares estará interditada entre as ruas Getúlio Vargas e Pracinha Wallace Paes Leme. A recomendação é que os motoristas façam uso das ruas Dr. Manoel Reis e Senador Salgado Filho para se deslocarem.

Na Rua Nilo Peçanha o trânsito ficará impedido entre as ruas Comendador Rodrigues Alves e Olga Hermont. Os condutores deverão usar as ruas Cândida e Antônio Pereira de Carvalho para seus deslocamentos.

Publicidade