Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todos os dias

Publicidade

Tapetes vão colorir as ruas de Nilópolis nesta quinta-feira (20)

Nesta quinta-feira (20), as Igrejas Católicas de Nilópolis realizam a tradicional festa de Corpus Christi. E como acontece todos anos, tapetes coloridos serão confeccionados por voluntários e fiéis das paróquias Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora Aparecida, Santíssima Trindade e São Sebastião. A data também será marcada por missas que vão acontecer nessas paróquias.

Para a produção dos tapetes, que começam às 6h, cada paróquia irá dividir seus membros em grupos, e cada grupo abordará um tema. A previsão é de que sejam confeccionados cerca de 302 tapetes nas quatro paróquias da cidade. Serão usados os mais diferentes materiais como: sal, borra de café, cascas de ovo, tampinhas de garrafa, papel, isopor.

Vale ressaltar que o objetivo da festa de Corpus Christi é celebrar o Mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi foi instituída pelo papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264. A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da terra prometida. O Antigo testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

Veja abaixo a programação em cada uma das paróquias:

Paróquia Nossa Senhora Aparecida

O tapete será confeccionado na Avenida Mirandela, entre a Praça Benedito Vaz Vieira e a Rua Pracinha Wallace Paes Leme, entre os bairros do Centro e Nossa Senhora de Fátima.  Procissão sairá da Praça Benedito Vaz Vieira, às 16h. Em seguida haverá missa na paróquia.

Paróquia Santíssima Trindade

O tapete será confeccionado na Rua Nilo Peçanha, entre as ruas Comendador Rodrigues Alves e Olga Hermont, em Olinda.

Paróquia São Sebastião

O tapete será confeccionado na Rua Joaquim Máximo Soares, entre as ruas Getúlio Vargas e Pracinha Wallace Paes Leme, em Olinda. Procissão sairá da Comunidade Santa Luzia, às 17h. Em seguida haverá missa na paróquia.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição

O tapete será confeccionado na Rua Roberto da Silveira, entre a Praça Prefeito Miguel Abrão e o acesso à Rua Senador Fernando Mendes, no Centro. Procissão sairá da Praça Prefeito Miguel Abrão, às 16h. Em seguida haverá missa na paróquia.

Trânsito

A Secretaria Municipal de Transportes montou esquema especial de trânsito nos locais onde serão realizados os eventos religiosos. Agentes estarão nas ruas orientando os motoristas, mas o órgão pede que os condutores busquem rotas alternativas para fugirem dos locais de interdição. Veja abaixo os pontos de interdição que começam às 6h e serão reabertos às 18h:

Centro

A Rua Roberto da Silveira estará interditada no trecho entre o acesso à Rua Senador Fernando Mendes e a Praça Prefeito Miguel Abrão.  Vindo de Olinda, os condutores deverão acessar a Rua Nossa Senhora de Fátima, seguir pela Rua Antônio Pereira de Carvalho, Rua Moraes Cardoso onde poderão acessar a Estrada General Mena Barreto. No sentido inverso, o caminho a ser feito será pela Estrada General Mena Barreto, Rua Moraes Cardoso, Rua Profª Laide de Souza Belém e Rua Nossa Senhora de Fátima, retornando para a Rua Roberto da Silveira. As linhas de ônibus também farão este mesmo caminho durante a interdição da Rua Roberto da Silveira e os pontos finais das linhas que existem neste trecho serão deslocados para a Praça Prefeito Miguel Abrão.

Outra via importante a estar interditada é a Avenida Mirandela, no trecho entre as ruas Roldão Gonçalves e Pracinha Wallace Paes Leme. Como opção, os motoristas poderão usar as ruas Pedro Álvares Cabral e Alberto Teixeira da Cunha para se deslocarem entre os bairros do Centro e de Nossa Senhora de Fátima. As linhas de ônibus 001, 431I e 439I usarão a Rua Pedro Álvares Cabral para chegar ao Centro de Nilópolis. Já no sentido contrário a rota usada será pela Rua Alberto Teixeira da Cunha.  A linha 478B irá cruzar a Avenida Mirandela pela Rua Coronel França Leite.

Olinda

A Rua Joaquim Máximo Soares estará interditada entre as ruas Getúlio Vargas e Pracinha Wallace Paes Leme. A recomendação é que os motoristas façam uso das ruas Dr. Manoel Reis e Senador Salgado Filho para se deslocarem.

Na Rua Nilo Peçanha o trânsito ficará impedido entre as ruas Comendador Rodrigues Alves e Olga Hermont. Os condutores deverão usar as ruas Cândida e Antônio Pereira de Carvalho para seus deslocamentos.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais