Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Centro Utilidade Pública

Workshop gratuito ajuda camelôs a fortalecer seu modelo de negócio em Nilópolis

AMANDA ELOI
Amanda é uma das palestrantes. Foto: Divulgação
Clique AQUI e receba, com exclusividade, as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet.

O Colaboração.Space, em Nilópolis, recebe o workshop EmpreendeLÔ, dia 20 de julho. A proposta é ajudar camelôs a melhorar seu formato de negócio e ter uma visão empreendedora da própria atividade econômica. Aberto ao público e gratuito, a conferência vai ser realizada por Amanda Eloi, administradora, consultora de Projetos da WAAH! e mentora de negócios.

Segundo a palestrante, o trabalho no comércio popular é reconhecido no Brasil como uma profissão há quase 80 anos (DECRETO – LEI N° 2.041/1940) e regulamentada desde 1992 na cidade do Rio de Janeiro (LEI 1.876/1992). Porém, até hoje algumas pessoas ainda têm uma ideia “marginalizada” da atividade.

– Isso acontece porque muitos atuam de forma ilegal. Além disso, grande parte da população não ter conhecimento de que ser camelô é também uma profissão regulamentada e que possui direitos e deveres a serem exercidos – ressalta.

Amanda lembra ainda que, muitas vezes, os consumidores não sabem a procedência dos produtos ofertados. Caso a pessoa esteja com seu negócio na informalidade, não vai poder emitir uma nota fiscal para respaldar aquela compra de mercadoria e passar credibilidade maior.

– Por isso, os camelôs precisam ter uma visão mais empreendedora do seu negócio para exercer sua profissão legalmente na sociedade reconhecendo seus direitos como camelô e possuindo condições dignas para sua atuação em meio social. Só assim para conseguir desenvolver economicamente na cidade e, assim, poder gerar mais renda e emprego – ressalta.

Para Juan Medeiros, fundador do Colaboração.Space, muitos daqueles que trabalham no comércio popular fazem de forma imprópria, quando não é um local decente. Isso provoca a baixa atratividade ao público, o que desvaloriza completamente os vendedores. “Por isso, é fundamental que eles possam buscar formação de qualidade por meio de palestras e encontros de empreendedores como o EmpreendeLÔ”, diz.

Serviço:

Workshop EmpreendeLÔ
Local: Colaboração.Space
Gratuito
Endereço:
Avenida Carmela Dutra, 1983, 2° andar, Nilópolis
Data: 20/07
Horário: a partir das 9h

Publicidade