Polícia

Relatório aponta que Nilópolis é o segundo município mais violento do Rio de Janeiro

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou pelo Telegram CLIQUE AQUI

Infelizmente o município de Nilópolis conquista o segundo lugar no ranking das cidades mais violentas do Estado do Rio de Janeiro, perdendo apenas para o município de Queimados. Os dados são referentes ao ano de 2017.

De acordo com o relatório do Atlas da Violência – Retratos dos Municípios Brasileiros divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e Fórum Brasileiro de Segurança Pública nesta quarta-feira (05), Nilópolis teve 90 homicídios registrados e 19 ocultos. Queimados teve 148 registrados e 20 ocultos.

O ranking estadual prossegue com Itaguaí, Magé, Japeri, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Itaboraí, Araruama e Angra dos Reis, entre as dez mais violentas.

No país, a violência se deslocou do Sudeste para as cidades do Norte e Nordeste e continua associada às disputas de facções criminosas por territórios. É nessas duas regiões do país, segundo o levantamento, que se concentram as cidades com maior número de mortes por violência no país. Ainda de acordo com o relatório, a nível nacional, Queimados é quinta cidade mais violenta do Brasil.

Metodologia

O conceito de taxa de homicídio estimada por 100 mil habitantes para cada município, utilizado no relatório, considera o número de óbitos por agressão mais o número de óbitos ocasionados por intervenção legal mais o número de homicídios ocultos – ou o número de óbitos classificados como MVCIs, mas que seriam, na verdade, homicídios, ou seja, apesar o cálculo levou em consideração o tamanho da população versus a quantidade de homicídios.

No caso de Nilópolis, o número de homicídios versus a quantidade de moradores gerou a segunda maior taxa do Estado.

Quem tiver interesse para ler o relatório divulgado, basta clicar no link:  https://nilopolisonline.com.br/wp-content/uploads/2019/08/atlas_da_violencia_2019_municipios.pdf

Publicidade