Polícia

Polícia Militar lança a Patrulha Maria da Penha

Polícia Militar lança a Patrulha Maria da Penha 13
Rio de Janeiro - RJ - 05/08/2019 - Lançamento do programa Patrulha Maria da Penha - Guardiões da Vida. Foto: Philippe Lima
Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou pelo Telegram CLIQUE AQUI

A Polícia Militar anunciou na última segunda-feira, 5, a ampliação do programa Guardiões da Vida, por meio do qual policiais militares fazem visitas periódicas à residência das vítimas de violência doméstica para fiscalizar o cumprimento de medidas protetivas pelo agressor. Com apoio do Tribunal de Justiça, o trabalho será desenvolvido em todo o estado e agora se chama Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida.

Em Nilópolis, o 2oº BPM (Mesquita) é o responsável pelo patrulhamento, além atender os municípios de Mesquita e Nova Iguaçu. O Batalhão vai seguir modelo já implantado no 38º BPM (Três Rios) que começou em 2015 e conseguiu evitar diversos desfechos trágicos.

Polícia Militar lança a Patrulha Maria da Penha 14
O comandante do 20º BPM, Ten. Cel. Busnello esteve presente no lançamento. Foto: Reprodução da Internet/Facebook

As patrulhas atuarão 24h por dia e a ideia é que os PMs sigam roteiro com os endereços de mulheres que tenham uma medida protetiva a seu favor. Desta maneira, os policias poderão ir até as residências e transmitir mais segurança às vítimas. O atendimento pelo 190 continuará a ser realizado pela viatura mais próxima da denúncia.

Atualmente, uma policial mulher e um policial homem, em dupla, fazem o acompanhamentos dos casos na cidade. Eles atuam de segunda a sexta-feira. Agora, com a institucionalização definitiva do projeto, o número de equipes que irão atuar neste tipo de ocorrência tende a aumentar em Friburgo e região, já que o batalhão faz o patrulhamento em outras 12 cidades do entorno.

Publicidade