Saúde

CAPS AD II – Novos Tempos comemora 7 anos de existência

CAPS AD II - Novos Tempos comemora 7 anos de existência 13
Foto: Reprodução da Internet
Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou pelo Telegram CLIQUE AQUI

O CAPS AD 2 – Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas – Novos Tempos comemorou seu sétimo aniversário nesta terça-feira, dia 13 de agosto. A unidade de saúde que presta atendimento a pessoas com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas e também a seus familiares foi inaugurada pelo Prefeito Sérgio Sessim no dia 13 de agosto de 2012.

Para marcar a data, a equipe do CAPS AD organizou uma comemoração com diversas atividades desenvolvidas, uma visita dos familiares dos pacientes e um almoço especial.  A unidade, localizada na Rua Manuel Luis Pereira, 25, Centro, atende a cerca de 30 pacientes por dia, inclusive alguns em situação de rua, que recebem tratamento psicológico. “Os pacientes recebem café da manhã, almoço ou lanche, conforme as atividades, uma vez que muitos deles acabam tendo apenas estas refeições”, disse a psicóloga Claudia Cardoso.

Claudia explica ainda que os pacientes participam de grupos socioeducativos e assembleia dos pacientes, com temas propostos pela equipe do CAPS e outros propostos pelos próprios pacientes, além de uma sessão para que os familiares dos pacientes sejam atendidos. “O apoio da família é fundamental neste processo, então semanalmente, são realizadas pelas psicólogas, um grupo para atendimento aos familiares de pacientes, onde são esclarecidas dúvidas, anseios e dado o suporte que a família necessita”, acrescentou.

O CAPS-AD Novos Tempos é dirigido pela psicóloga e assistente social Ádela Alves, que acrescenta que os pacientes também participam de atividades recreativas, educativas e profissionalizantes, como aulas de artesanato, mosaico, pintura em tela e tecido, além de oficinas de música.

CAPS AD

O CAPS AD é fruto de um convênio entre a Prefeitura e o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde. A unidade fundamenta-se no pressuposto de que o cuidado a usuários de drogas exige condições que respeitem o indivíduo enquanto pessoa, possibilitando sua (re)inclusão social, profissional e familiar, ampliando as ações em saúde mental na sua intensidade e diversidade. O acompanhamento dos casos é feito por uma equipe multiprofissional, formada por profissionais treinados e coordenados pelo CAPS AD. O Centro busca garantir a eficácia dos tratamentos; colaborar na fiscalização dos ambientes de tratamento; providenciar apoio social, familiar, documental, pessoal; avaliar capacidades e facilitar capacitações; e planejar o pós-internação. A unidade de Itatiba caminha para se tornar referência na região.

1 Comentário

Clique aqui para comentar

  • Parabéns !!!
    O Caps é um instrumento de vital importância para o município. Deveríamos divulgar mais para que mais usuários e familiares tenham acesso.

Publicidade