Saúde

Nilópolis registra mais 3 casos de suspeita de sarampo

VACINAÇÃO
Foto: Marcelo Camargo.
Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou pelo Telegram CLIQUE AQUI

A Secretaria de Estado de Saúde confirmou no último sábado (17) três casos sob suspeita de sarampo em análise no município de Nilópolis. Com isso, a cidade passou a fazer paste da lista de surto da doença do Ministério da Saúde.

Desde o início de 2019, a cidade já teve dois casos confirmados de sarampo. No estado todo já foram contabilizados 20 casos confirmados, sendo 10 em Paraty e um Rio de Janeiro (01).

“É possível que o número de casos registrados neste ano supere o de 2018. Isso se deve ao surto que está acontecendo no Estado de São Paulo, que é nosso vizinho, e ao fato de ainda estarmos no inverno, que é o período de maior contágio da doença”, avaliou Alexandre Chieppe, porta-voz da Secretaria de Estado de Saúde.

Apesar dos números, a Secretaria de Saúde afirma que a situação está sob controle:

“Em mais de 90% das vezes, os casos sob suspeita não se confirmam, já que o sarampo é muito confundido com outras doenças. Nossa avaliação é de que a situação no estado está sob controle, já que as ocorrências foram localizadas e não se espalharam”, explicou Chieppe.

Em todas as ocorrências, familiares e amigos que conviveram com os doentes foram vacinados e estão sendo acompanhados. A Secretaria Municipal de Saúde lembra que a vacina contra o sarampo está disponível nos postos de saúde do município.

Desde o último dia 1º, o Rio se encontra em estado de alerta contra o sarampo. Mal-estar geral, febre, tosse, coriza e manchas vermelhas são alguns dos sintomas da doença, que pode ser contraída por contato com pessoa infectada. A recomendação da Secretaria de Estado de Saúde é que crianças a partir de 1 ano e adultos até 49 anos que não se vacinaram procurem os postos municipais. Quem estiver em dúvida se já recebeu ou não a dose pode tomá-la de novo sem maiores problemas.

Publicidade