Educação Utilidade Pública

Inscrições para cursos profissionalizantes da Faetec terminam nesta semana

Inscrições para cursos profissionalizantes da Faetec terminam nesta semana 7
Foto: Reprodução/Facebook
Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou pelo Telegram CLIQUE AQUI

As inscrições para os cursos profissionalizantes gratuitos da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição veiculada à Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação, terminam nesta sexta-feira, dia 19. São mais de nove mil vagas distribuídas em unidades de todo o Estado e mais de 30 opções de cursos. O cadastro deve ser feito por meio do site www.faetec.rj.gov.br, no link https://bit.ly/22gGCfp. Os interessados poderão escolher até dois cursos diferentes por CPF.

Os cursos são uma oportunidade para quem procura o primeiro emprego, quer se aperfeiçoar na profissão que exerce ou tem interesse de abrir seu próprio negócio, como é o caso do aluno Jovani Américo.

“Resolvi fazer primeiro o curso de barbeiro para entrar nessa profissão, que é muito boa, e já estou trabalhando em um salão. Agora, estou me aperfeiçoando como cabelereiro. O curso está sendo muito importante porque emprego está difícil, e eu pretendo ainda abrir meu salão e trabalhar por conta própria”, conta o estudante da unidade de Quintino, na Região Metropolitana do Estado.

Entre os cursos mais procuradas estão: Confeiteiro, Maquiador, Mecânico de Motores a Diesel, Informática Windows I, Recepcionista, Salgadeiro, Padeiro, Cuidador de Idosos, Auxiliar de Cozinha e Montador e Reparador de Computadores. A cidade com o maior número de inscritos é o Rio de Janeiro, seguida por Nilópolis, Nova Iguaçu, Duque de Caxias e São Pedro da Aldeia.

“A grande procura pelos cursos da Faetec só nos confirma que estamos fazendo o certo, oportunizando a população fluminense por meio da qualificação profissional para que vidas e lugares sejam transformados. Os nossos cursos são reconhecidos pelos pelas empresas por terem qualidade”, avalia o presidente da Faetec, Romulo Massacesi.

Para se candidatar aos cursos profissionalizantes é preciso ter a idade mínima entre 14 e 18 anos, de acordo com a exigência de cada curso. A escolaridade também varia, de acordo com a qualificação escolhida.