Utilidade Pública

Distância dificulta doações de sangue de moradores de Nilópolis

HEMORIO
Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Clique aqui e receba, com exclusividade, as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet.

A prática de doar sangue é frequentemente alvo de campanhas e incentivos por parte do Poder Público para os moradores de todo o Brasil. Em Nilópolis, o Hemorio é o local de referência onde os munícipes podem praticar sua cidadania e fazer as doações para quem precisa. No entanto, a distância tem sido uma dificuldade para os doadores, já que o Hemorio fica no Centro do Rio de Janeiro, cerca de 42 km de distância.

Este é o caso de Alexandre Moreira dos Santos. “Eu sempre vejo as campanhas para doação de sangue e um fato que me chamou a atenção foi a necessidade da tipagem A negativa, que é o meu tipo sanguíneo. Eu nunca havia doado sangue e por conta dessa informação entrei em contato com o Hemorio. O problema foi a distância. Como eu moro em Nova Cidade e trabalho em Duque de Caxias fica muito difícil e caro para fazer a doação. Só de passagens eu gastaria pelo menos R$ 20 por dia”, afirma.

Alexandre acredita que se houvesse postos de atendimento em Nilópolis ou em municípios vizinhos, o interesse em ajudar seria ainda maior. “Os doadores são pessoas de bom coração e que desejam ajudar. Seria importante que fossemos atendidos de bom coração também e em locais mais acessíveis. Especialmente agora durante as festas de final de ano, em que é tão divulgada a necessidade de doar, já que os estoques tendem a baixar, um incentivo maior poderia acabar sensibilizando ainda mais a população”, salienta.

ÔNIBUS HEMORIO
Postos móveis são montados em diversos pontos do Estado. Foto: Reprodução da Internet

Postos móveis

De acordo com o Hemorio, todos os meses são realizadas coletas em várias regiões do Estado. O cronograma pode ser acessado no http://www.hemorio.rj.gov.br/Html/coleta_externa.htm# . Qualquer instituição ou empresa pode estar solicitando a presença do ônibus ou da equipe de coleta móvel, para isso basta atender aos requisitos necessários.  Para fazer a solicitação basta enviar um email para [email protected] ou ligar para (21) 2333-3668. Os profissionais do Hemorio irão analisar o local escolhida e caso atenda aos requisitos será marcada uma data para a coleta.

Para doar

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, comparecer alimentado ao posto de coleta, ter entre 16 e 69 anos (menores devem consultar site Secretaria da Saúde e maiores de 60 anos devem ter doado ao menos uma vez antes de completar a idade), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato. É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. Outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação. Para tanto, basta acessar o site http://www.hemorio.rj.gov.br e consultar os pré-requisitos de doação.

Quem puder ajudar, o Hemorio fica localizado na Rua Frei Caneca, 8. Centro, Rio de Janeiro. As doações podem ser agendadas através do Disque-Sangue 0800-2820708.

Publicidade