Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Parque Do Gericinó pode ganhar Unidade de Policia Ambiental

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

Visando promover maior segurança dos frequentadores e proteger a fauna e a flora do Parque Municipal do Gericinó e das áreas no entorno, o deputado estadual, Rodrigo Amorim, apresentou na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro – ALERJ, indicação em que solicita ao Governo do Estado a implantação de uma Unidade de Policia Ambiental – UPAM no parque.

RODRIGO AMORIM E LEANDRO HUNGRIA
O empresário Leandro Hungria e o deputado Rodrigo Amorim. Foto: Divulgação

 

A proposta foi uma iniciativa do empresário e morador de Nilópolis, Leandro Hungria, que apresentou a demanda:

“Há muito tempo tenho notado o aumento no número de frequentadores no Parque Natural do Gericinó. Muitos deles são moradores de Anchieta, no Rio, e da Chatuba, em Mesquita, onde há uma grande área do parque sob a responsabilidade desses municípios. A implantação desta unidade irá proporcionar mais segurança para os frequentadores e proteger toda a fauna e a flora desta maravilhosa área verde, em apoio às guardas ambientais dessas cidades. Com esse recurso, toda a área do parque terá patrulhamento 24 horas”, explicou.

A proposta foi encaminhada para a apreciação do governador Wilson Witzel que poderá sancionar ou vetar a iniciativa.

Frequentadores aprovam

A iniciativa foi recebida com alegria pelos frequentadores do Parque Municipal Natural do Gericinó:

“Acompanho as redes sociais e assim que vi uma publicação falando disso eu comentei com a minha esposa que isso já deveria ter acontecido há bastante tempo. O parque está vulnerável, qualquer um entra e mesmo que haja uma segurança dos guardas municipais, ela não é suficiente. O parque é aberto e nos municípios vizinhos não tem segurança alguma, que o governador atenda o pedido”, disse Luiz Alberto, que faz a sua tradicional caminhada no final do dia.

Outro que ficou feliz em ver a preocupação do deputado com o parque foi a vendedora Shirlei Fernandes. A jovem é uma das que frequentemente faz exercícios no local. Para ela, a proposta é interessante e deveria ser atendida logo:

“Não pode demorar, a gente precisa de mais segurança e os bichos também. Muita gente entra onde não pode e está matando os animais. Já não vejo mais pássaros, tem muito caçador clandestino que entra ai”, pediu.

Polícia Ambiental

O Comando de Polícia Ambiental tem como missão específica a execução do policiamento florestal, a proteção dos demais recursos naturais e de preservação do meio ambiente no território do Estado. Desempenha suas atividades de preservação ambiental junto com diversos órgãos Federais e Estaduais: IBAMA, DNPM, MPF, CECA, DPMA, INEA, DRM, MPE, CBMERJ e Secretarias de Meio Ambiente dos Municípios que compõem o Estado do Rio de Janeiro.

As ações da unidade têm sido reconhecidas e o balanço de suas iniciativas já foi muito positivo, nos três últimos anos, a unidade recuperou 12.695 animais silvestres das mãos de criminosos, além de ter reprimido a caça ilegal, soltura de balões, desmatamento e demais crimes ambientais.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais