Um vídeo amplamente divulgado nas redes sociais vem preocupando os moradores de Nilópolis. Nele é possível ver que uma água jorra vigorosamente de uma coluna de sustentação da cobertura sobre o Calçadão da Avenida Mirandela, no Centro de Nilópolis.
Por conta dessa “cachoeira”, os pontos de ferrugem tomam conta da estrutura e o medo de um possível colapso preocupa quem passa diariamente pelo local:
“A maioria delas está assim, basta chover um pouco para a água começar a descer pelas colunas. As calhas que deveriam reter a água devem estar entupidas, não há manutenção nelas, pelo menos desde que comecei a trabalhar aqui, isso tem uns quatro anos, nunca vi fazerem uma limpeza sequer nelas”, disse o vendedor, Fernando Jesus.
A preocupação de Fernando é a mesma de quem, apesar de se acostumar com o problema, tem medo de algum acidente:
“Meu medo é que essa ferrugem venha a comprometer a sustentação. Não sou engenheiro mas sei que essa ferrugem pode corromper o ferro e isso um dia vai ceder. Alguém precisa resolver isso. Não dá pra ficar esperando algo acontecer e só então serem tomadas medidas”, apela a operadora de caixa, Suzana Ferreira.
Outros problemas
Além da ferrugem, a água que desce pelas colunas pode provocar outros acidentes. Nelas existem luminárias, colocadas para melhorar a iluminação do local, porém, em várias delas é possível ver que a água passa pelos fios e o risco de um curto-circuíto ou até mesmo choques é grande:
“A água escorre por dentro da luminária e vai energizando tudo, graças a Deus ainda não aconteceu nenhum acidente, mas até quando a natureza vai ser tão benevolente com a gente? Eu sempre peço para as pessoas não encostarem nas colunas quando chove, mas e nas outras onde ninguém avisa ? Peço as autoridades que tenham compaixão e pensem em quantas vidas podem ser pedidas pelo descaso”, alerta o vendedor ambulante, Fábio Sandi.
Revitalização não atinge as colunas
No último dia 27 de setembro, a Prefeitura de Nilópolis divulgou que a empresa Mega Lux Construtora Serviços e Equipamentos Ltda, com sede em Queimados, será a responsável pela reforma do trecho do Calçadão de Nilópolis, localizado na Rua Professor Alfredo G. Filgueiras, entre a Avenida Mirandela e a Rua Alberto Teixeira da Cunha. Portanto, a esperança de ver o calçadão totalmente revitalizado caiu por terra e os problemas tendem a aumentar devido à falta de manutenção.
Por favor, façam uma matéria sobre a passarela do Assaí. Os ferros do piso estão aparecendo, ferrugem pra todo lado, um perigo.