Polícia

Procon Nilópolis ajuda consumidora que foi vítima de golpe após comprar carro

CARRO CLONADO
Foto: Reprodução da Internet
Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou pelo Telegram CLIQUE AQUI

O Procon Municipal de Nilópolis atuando em favor de uma consumidora descobriu que uma quadrilha especializada em aplicar golpes na internet vem intensificando a sua ação, principalmente contra pessoas que se interessam pela compra de um automóvel.

De acordo com o superintendente do Procon Nilópolis, Dr. Luis Fabiano, o órgão recebeu nos últimos dias cinco casos de venda de veículos “clonados”, ou seja automóveis roubados que receberam documentos de um outro veículo devidamente legalizado.  O caso mais recente foi registrado na última sexta-feira (22), quando uma consumidora, que por medida de segurança não iremos identificar, adquiriu um veículo através do site OLX e ao fazer uma vistoria no veículo foi identificado a irregularidade.

DR. LUIS FABIANO
Dr. Luis Fabiano é o superintendente do Procon Municipal. Foto: Divulgação

 

Imediatamente a empresa que fez a vistoria e a consumidora acionaram o Procon Municipal. Pessoalmente o Dr. Luiz Fabiano foi à vistoriadora Terceira Visão, localizada na Av. Roberto Silveira, 630, Olinda, onde aferiram a irregularidade no veículo. Constatou-se que a documentação não era condizente com o chassi.

De lá o superintendente se dirigiu à 57ª DP (Nilópolis) onde o caso foi apresentado à autoridade policial de plantão e feito o registro.

O Procon Nilópolis alerta

O superintendente Luis Fabiano faz um alerta aos consumidores:

“O golpe funciona assim. Meliantes roubam ou furtam um veículo, falsificam os documentos em papéis supostamente desviados do próprio Detran. Imprimem com dados de um veículo sem restrições e anunciam em valor abaixo do mercado. A esperança de um bom negócio é a arma do falsário e a fragilidade do consumidor”, explica ele, deixando claro que não existem “negócios da China”.

Ele explica ainda que o consumidor só percebe que caiu em um golpe após ter efetuado os pagamentos:

“Infelizmente o consumidor acaba arcando com o prejuízo. A esperança agora é que a polícia consiga prender os meliantes. Em épocas de Black Friday, compras de natal, décimo terceiro, devemos fugir da ânsia de consumir e da impressão de que existem negócios da China. Isso é mentira. Busquem os meios legais, certifiquem sobre o bem comprado. A empresa que vende. O site que vende”, destaca ele, deixando uma dica para quem for comprar online:

“Em se tratando de veículo, existe empresa especializada no município pra avaliar a procedência do automóvel.
Não acreditem em promoções relâmpago. Desconfiem das vantagens. Consultem os sites de vendas. Não efetuem pagamentos adiantados. Desconfiem sempre!”, conclui o superintendente.

Na maioria dos casos, os veículos “clonados” são apreendidos pela Polícia Civil e encaminhados para a entrega aos verdadeiros donos.

O PROCON Municipal de Nilópolis funciona na Rua Pedro Álvares Cabral, 305/Térreo, Centro, na sede da Prefeitura Municipal. E atende de segunda a sexta, das 9h às 17h. Para dar entrada em uma reclamação, basta comparecer ao atendimento munido de documentação que comprove o dano provocado.

Publicidade