Saúde

O que é auto sabotagem ? Será que tenho mais medo do sucesso, que do fracasso?

AUTO SABOTAGEM
Foto: Reprodução da Internet
Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou pelo Telegram CLIQUE AQUI
Por Viviane Vargas

Diariamente nos deparamos com questões de prazos a serem cumpridos e decisões importantes a serem tomadas, procrastinar diante destas situações pode indicar que você está se auto sabotando.

Entregar as coisas muito perto do prazo final (ou mesmo com o prazo estourado), causa aflição e estresse mas, muitos fazem isso o tempo todo, apaga e mails importantes, testa a força do relacionamento, destroem as próprias idéias, vai dormir às 3h da manhã quando tem de acordar cedo para um compromisso importante no dia seguinte.

Está sempre pensando, “se todo mundo me abandonar”, “se eu for demitido”, “se perder a reunião”, esses tipos
de comportamento auto sabotadores, são desenvolvidos ou adquiridos ao longo da jornada da vida. Em uma definição rápida o comportamento auto sabotador permite que o medo molde nossos pensamentos e ações. A falta de confiança e o estresse com situações acentuam os comportamentos sabotadores, na verdade quando estamos muito focados em uma situação, curiosamente aí que o comportamento auto sabotador entra em ação, indicando que é um ato inconsciente que adotamos para proteger a nós mesmos e a nosso egos.

Autocuidado

Entretanto, o inimigo real da auto sabotagem é o autocuidado, falar em auto cuidado pode parecer mais um “modinha” nas redes sociais ou qualquer tipo de falácia que se encontra hoje facilmente em qualquer lugar, mas na verdade refere se apenas a cuidar da sua saúde física e mental. Pode ser simples como exercícios ou meditação. O aumento dos problemas relacionados à saúde mental de jovens e mulheres está em ascensão, todos nós merecemos dedicar um tempo para nos conhecermos melhor, descobrir o que realmente nos faz feliz, enfrentar o que realmente nos estressa e combater de uma vez por todas aqueles sentimentos inúteis e sombrio.

Viviane Vargas é terapeuta, palestrante e radialista. Conheça mais no Instagram @vivianevargascoach ou no [email protected]vivianevargascoach.

Publicidade