Educação

Termina nesta sexta (29), prazo para pré-matrículas das escolas municipais de Nilópolis

ALUNOS ESCOLA MUNICIPAL
Foto: Divulgação
Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou pelo Telegram CLIQUE AQUI

Termina na próxima sexta-feira (28) o período de pré-matrícula para quem deseja ser aluno nas escolas municipais de Nilópolis. Para este ano as matrículas para Ensino Fundamental e Ensino de Jovens e Adultos estão pela Internet. Já as matrículas para a Educação Infantil deverão ser realizadas nas unidades escolares.

Ensino Fundamental e EJA

A pré-matrícula começou no dia 11 de novembro e vai até nesta sexta-feira, o dia 29 de novembro. O processo está sendo feito exclusivamente no endereço eletrônico http://www.matriculafacilnilopolis.com.br para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental e do Ensino de Jovens e Adultos.

Educação Infantil

Já para educação infantil, os pais e responsáveis terão que fazer a matrícula nas unidades escolares. Vale ressaltar que a educação infantil atende crianças até 5 anos completos ou que completam até o dia 31 de março de 2020 e o 1º ano do ensino fundamental para crianças com 6 anos completos ou a completar até o dia 31 de março de 2020, de acordo com as vagas de cada unidade escolar.

Para realizar a pré-matrícula os pais ou responsáveis legais deverão comparecer às unidades escolares munidos de certidão de nascimento; comprovante de residência (conta de luz, água, telefone) no nome do responsável; telefone para contato, e-mail e Whatsapp do responsável, e informar se o aluno é portador de Necessidade Educacional Especializada (NEE).

Já para confirmação da matrícula deverão ser apresentados cópia dos seguintes documentos: comprovante de residência, CPF, declaração de transferência a partir do 2º ano de escolaridade, certidão de nascimento, caderneta de vacinação, Cartão do NIS (para crianças de 0 a 48 meses), 2 fotos 3×4 e Carteira do SUS.

Calendário completo

CALENDÁRIO MATRICULA

Rede Estadual

A Secretaria de Estado de Educação recebe as pré-matrículas pelo site www.matriculafacil.rj.gov.br, até o dia 4 de dezembro.

Na 1ª fase, os alunos devem escolher três opções de sua preferência, sendo que serão alocados em apenas uma unidade de ensino. A Seeduc esclarece que os estudantes são alocados obedecendo aos seguintes critérios, conforme o art. 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente, nesta ordem:

1 – preferência à pessoa com deficiência, conforme estabelecido no art. 54, III do Estatuto da Criança e do Adolescente; 2 – preferência para crianças e adolescentes até 18 anos incompletos, conforme previsto no art. 227 da Constituição Federal; 3 – permanência na Rede Pública de Ensino; 4 – proximidade da residência, conforme estabelece o art. 53, V do Estatuto da Criança e do Adolescente; 5 – em caso de empate, a prioridade será para o aluno mais novo.

Na página de inscrição, o aluno encontrará informações sobre como se inscrever; escolas com vagas disponíveis; idade para cada série ofertada; como e quando confirmar a matrícula na escola. O sistema informatizado é uma maneira democrática e prática para que estudantes de outras redes de ensino – municipal ou privada, por exemplo – tenham oportunidade de estudar em uma escola pública estadual.

Publicidade